Pefelista condena projeto de reforma agrária

O deputado federal Eduardo Sciarra (PFL) fez ontem um duro discurso no Grande Expediente da Câmara dos Deputados, atacando a proposta de reforma agrária do governo Lula, considerada pelo parlamentar paranaense como uma “ameaça ao desenvolvimento” do Brasil.

Para Sciarra, em vez de se chamar “Paz, produção e qualidade de vida no meio rural”, o Plano Nacional de Reforma Agrária do governo Lula poderia ser referido como “Adeus agronegócio exportador; bem-vindo de volta cabo da enxada”, devido aos evidentes retrocessos.

Na visão do deputado paranaense, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, está totalmente equivocado ao propor a mudança de um modelo de produção agropecuária bem sucedido, que tem garantido ao País “folgado superávit comercial e alcançando o longamente esperado equilíbrio das contas externas”.

A iniciativa do ministro Rossetto, critica o deputado Sciarra, mal esconde a “vontade destrutiva de disseminar o conflito no campo” e o “ímpeto devastador contra o agronegócio moderno e produtivo, fiel da nossa balança comercial superavitária e único responsável por evitar o fiasco de uma taxa negativa para o PIB brasileiro em 2003”.

A visão do governo federal explicitada na proposta do Ministério do Desenvolvimento Agrário, diz Sciarra, é reacionária e fomenta a tecnologia do atraso no campo. “A quem interessa premiar a improdutividade e castigar a produtividade? A quem interessa propagar a ideologia fracassada e rancorosa da intervenção estatal e da submissão do cidadão ao Estado?”

Voltar ao topo