PDT discute punição a Nelton e Zacharow

Rio de Janeiro – A Comissão de Ética do PDT realizou sessão aberta ontem para avaliar as medidas disciplinares que serão adotadas contra o deputado federal André Zacharow e o diretor de Itaipu Nelton Friedrich, por terem descumprido a decisão partidária de afastamento do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Agora a comissão terá até a próxima semana para finalizar os relatórios e os pareceres para encaminhá-los posteriormente à direção do partido.

O advogado Jefferson Zaneti compareceu à reunião para apresentar defesa de Zacharow. Nelton encaminhou fax comprometendo-se a apresentar defesa escrita nas próximas horas, o que ainda não havia efetivado até o fechamento desta nota. Sabe-se que a comissão recomendará que a direção partidária seja irredutível nas cobranças de devolução de mandatos eletivos e das contribuições não honradas pelos envolvidos.

Na mesma sessão, que se prolongou por cerca de três horas, a Comissão de Ética do PDT analisou também os casos que envolvem o deputado Miro Teixeira e o ex-deputado Vivaldo Barbosa, ambos do Rio de Janeiro. Miro Teixeira ignorou o fato, não apresentando defesa, enquanto que Vivaldo compareceu e sustentou a idéia de manter-se no PDT e como presidente da PetroRio – portanto, no governo Lula – ao mesmo tempo. Participaram da reunião, como membros da Comissão de Ética, José Maurício Linhares (presidente), Marcos Ribeiro, Oswaldo Maneschy e Valmor Stédile.

Voltar ao topo