Papa vê ?igreja em festa? no Brasil

 Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil

Papa Bento XVI abençoa o público.

São Paulo – Depois de discursar em seu desembarque na base aérea, Bento XVI se deslocou de helicóptero até o Campo de Marte, onde recebeu a chave da cidade de São Paulo, que foi entregue pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM, ex-PFL). O santo padre cumprimentou rapidamente as crianças do coral da Pastoral da Criança e os adolescentes do Projeto Guri, que cantaram o ?Hino da Acolhida?, canção de boas-vindas ao papa no Brasil. Ele beijou uma das crianças. Zilda Arns, coordenadora da Pastoral da Criança, disse que o papa foi muito amoroso e ficou muito contente com a homenagem das crianças.

Em seguida, Bento XVI foi de papamóvel direto do Campo de Marte para o Mosteiro São Bento, local onde ficará hospedado até amanhã. Ele fez o trajeto de 22 minutos acompanhado do arcebispo de São Paulo, d. Odílio Scherer. O papa chegou às 17h52 ao mosteiro, onde foi recebido por milhares de fiéis, que o aguardavam desde cedo, apesar do frio e da garoa.

Bento XVI foi recebido ao som dos sinos do mosteiro, que tocaram por volta das 18h, justamente quando o papa chegou à sacada para cumprimentar o público com vários acenos lentos, se preparando rapidamente para fazer uma saudação, um breve discurso, encerrado com uma bênção ao povo. Seu discurso de agradecimento foi breve. ?Obrigado por terem me aguardado?, disse.

Bento XVI afirmou, ainda, que durante sua estada os dias ?para todos vocês e para a Igreja estarão cheios de emoções e de alegrias?. ?É uma Igreja em festa!?, declarou, ressaltando ser esta sua primeira viagem pastoral ao Brasil e à América Latina.

Ele destacou também a canonização do Frei Galvão, que acontecerá amanhã durante a missa no Campo de Marte, e a abertura da 5.ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, agendada para este domingo, em Aparecida. ?Conto com vocês e com suas orações?, finalizou.

A aparição do papa Bento XVI na sacada do Mosteiro de São Bento durou cerca de três minutos, suficiente para levar ao delírio as cerca de 20 mil pessoas, estimadas pela Polícia do Exército, responsável pela segurança no local.

Na frente do mosteiro, não apenas brasileiros, mas também portadores de bandeiras da Argentina, do Uruguai, do Chile, do Peru e do Paraguai manifestavam as palavras de ordem ?Viva o papa!? e ?Olê, olê, olê, Bento, Bento!?. 

Voltar ao topo