Papa faz apelo contra desperdício da juventude

 Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil

No Estádio do Pacaembú, em São Paulo, milhares de jovens ouviram mesagem de Beto XVI.

São Paulo – Um apelo à vida pelo não desperdício da juventude. Este foi o recado do papa Bento XVI para os jovens reunidos ontem no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Os jovens que ouviam o pontífice – que discursou em português, embora tenha admitido não falar nem entender o idioma – aplaudiram e gritaram em diversos momentos do discurso. A manifestação mais calorosa aconteceu quando Bento XVI citou João Paulo II. Em coro, ouvia-se ?santo, santo, santo? e muitos aplausos.

Destacando mais uma vez o valor da vida, o papa pediu que os jovens a consagrassem aos ?elevados ideais da fé e da solidariedade humana? e reforçou a idéia de que a juventude é uma riqueza porque ?leva à descoberta da vida como um dom e como uma tarefa?. Bento XVI recorreu até a trecho do Hino Nacional brasileiro para falar aos jovens no estádio: ?Nossos bosques têm mais vida: não deixeis que se apague esta chama de esperança que o vosso Hino Nacional põe em vossos lábios?.

Segundo ele, o ?amanhã? depende muito de como se vive o ?hoje? da juventude. ?Tendes uma vida que desejamos seja longa; mas é uma só, é única: não a deixeis passar em vão, não a desperdiceis. Vivei com entusiasmo, com alegria, mas sobretudo, com senso de responsabilidade?, disse em seu discurso.

Para viver o ?hoje? da melhor forma, o papa pediu aos jovens que procurassem seguir os valores morais, principalmente com respeito ao casamento. Ele disse ainda que este respeito deve começar na fase do namoro e do noivado. Segundo ele, ?o amor verdadeiro procurará sempre mais a felicidade do outro, preocupar-se-á cada vez mais dele, doar-se-á e desejará existir para o outro?.

Em seu discurso, ele citou um trecho do evangelho de São Mateus, no qual um jovem pergunta a Jesus o que fazer para alcançar a vida eterna? O papa contextualizou a pergunta para a realidade dos jovens hoje e disse que ?é necessário empenhar-se para que isso (a vida eterna) aconteça?. ?Em outras palavras, ela está em nossas mãos e depende, de algum modo, da nossa decisão.?

O papa terminou o seu discurso com uma bênção, na qual pediu a Nossa Senhora Aparecida que acompanhasse os jovens ao longo da vida.

Voltar ao topo