Ministros de Economia e Finanças debatem criação do Banco do Sul

Rio de Janeiro – Os ministros e vice-ministros de Economia e Finanças de sete países da América do Sul estão reunidos no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, para debater a criação do Banco do Sul. A idéia foi proposta pela Venezuela e pela Argentina, em fevereiro deste ano. O objetivo é financiar projetos de desenvolvimento dos países da região.

Dessa maneira, os países não precisariam recorrer a organismos como Fundo Monetário Internacional (FMI) ou Banco Mundial (Bird). O Brasil defende que o Banco do Sul também financie projetos de desenvolvimento.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, tem dito que a nova instituição não deve ser usada com interesses políticos por nenhuma nação do continente e que deveria estar mais voltada para o fortalecimento da infra-estrutura e para a integração na região, agilizando a aprovação de projetos desses países.

Estão presentes ao encontro os ministros Guido Mantega, do Brasil; Miguel Gustavo Peirano, da Argentina; Luis Alberto Catacora, da Bolívia; Fausto de La Cadena, do Equador; Manuel Alarcón Safstrand, do Paraguai; Mario Bergara; do Uruguai e Rodrigo Cabeza, da Venezuela.

Ao final do encontro, os ministros falarão com a imprensa.

Voltar ao topo