Ministro Gil lança a Copa Cultura Brasil, na Alemanha

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, lançou nesta quinta feira, no Rio de Janeiro, a Copa da Cultura, programa de intercâmbio cultural entre Brasil e Alemanha que acontecerá ao longo do ano. Com o objetivo de intensificar as relações comerciais entre os dois países, o programa prevê a realização de ações culturais durante todo 2006 na Alemanha e no Brasil, em parceria com a Embaixada do Brasil em Berlim, o Instituto Goethe e a Casa das Culturas do Mundo, entre outros parceiros governamentais e não-governamentais dos dois países.

A participação do Brasil na Copa da Cultura é coordenada por Sérgio Sá Leitão, da Secretaria de Políticas Culturais, e tem como gerente geral do programa, Érlon José Paschoal. A intenção é aproveitar o campeonato mundial para divulgar a Marca Brasil e reforçar a imagem do país no exterior através da cultura brasileira. ?Será uma invasão brasileira, uma goleada de arte com o que este país tem de melhor, que é sua cultura?, disse o ministro durante a entrevista coletiva no Palácio do Capanema, sede do MinC no Rio.

Para executar o programa, o MinC, está elaborando uma extensa programação que contará com shows de música, mostras de artes plásticas, filmes, espetáculos de dança, peças teatrais, lançamento de livros, entre outras ações culturais e comerciais. ?Vamos fazer um exercício prático de diálogo cultural?, afirma Gil. O primeiro evento que leva o selo Copa da Cultura será o concerto de música clássica com Antônio Menezes e Cristina Ortiz, no dia 10 de janeiro, na Embaixada Brasileira de Berlim.

Ao longo de 2006, serão mais de 200 eventos de cultura brasileira, com o selo Copa da Cultura, sendo realizados em várias cidades da Alemanha, para cerca de 3 milhões de alemães e de turistas que visitarem o país durante a Copa do Mundo, sem contar o impacto na mídia local e internacional.

O Brasil será o único país a aproveitar a Copa para, além de mostrar a sua excelência nos gramados, apresentar a qualidade e a diversidade da sua cultura, procurando ampliar o mercado global para os artistas e produtos culturais nacionais. ?Vamos divulgar nossa cultura com a mesma criatividade e excelência que se espera do futebol brasileiro?, empolga-se o ministro, que quer mostrar diversas faces da cultura brasileira, sem negar o futebol e o samba, que são o maior cartão de visitas do país pelo mundo. 

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