Ministro aposta na TV Digital com tecnologia brasileira

São Paulo – O ministro das Comunicações, Miro Teixeira, disse hoje que o país concluirá o projeto de pesquisa da TV Digital nacional. ?Não tenho dúvidas que faremos todo o trabalho de programação da TV Digital?, afirmou o ministro, destacando que este projeto é uma oportunidade de avanço nas pesquisas tecnológicas brasileiras.

A primeira fase envolvendo a organização de metodologias está em seu processo final e a previsão é de que os trabalhos práticos do projeto comecem no próximo mês. ?Se não investirmos em pesquisa, continuaremos a ser um país emergente por toda a eternidade?, disse.

Segundo Miro Teixeira, a TV Digital não viria apenas trazer melhor qualidade de imagem e som. ?A pesquisa deve caminhar no sentido de interatividade e internet, de forma a diminuir a exclusão do acesso da sociedade à tecnologia e à comunicação?.

Miro Teixeira informou também que após esse processo, o governo tem metas de avançar na tecnologia de criação da rádio digital. ?O rádio é o principal meio para a democratização e universalização dos meios de comunicação?.

Participam deste trabalho, desenvolvido em sistema de parceria, 20 universidades brasileiras.

Ao comentar que apenas 7% da população brasileira têm acesso à TV a Cabo, o ministro afirmou que ?é preciso pensar em novas modalidades de serviços públicos?, e observou que o Fundo de Universalização serve para isso. Ele ressalvou, no entanto, que os gastos devem ser bem pensados.

O último levantamento sobre a disponibilidade do Fundo indica, conforme informou, algo em torno de R$ 2,3 bilhões. Este montante, fez questão de frisar, não está incluído no superávit primário do governo.

O ministro participou de um debate na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, onde falou sobre o tema ?Desenvolvimento Tecnológico na Comunicação para uma Soberania Nacional?.O evento fez parte das comemorações do centenário do Grêmio Estudantil da Politécnica. (Carlos Gustavo Yoda e Marli Moreira)

Voltar ao topo