Mais de 8 milhões de produtos piratas são apreendidos em São Paulo

A polícia paulista, através da 1ª Delegacia da Divisão de Investigações Gerais (DIG) do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic), apreendeu, nos primeiros seis meses do ano, mais de oito milhões de produtos falsificados, entre CDs, DVDs, roupas, calçados, brinquedos e outras mercadorias importadas, em sua maioria da China.

De acordo com o delegado Gilmar Camargo Bessa, da delegacia de Propriedade Imaterial, a polícia intensificou o combate a esse tipo de crime principalmente nos grandes centros comerciais. Bessa informou que as operações realizadas diariamente nas regiões de intenso comércio até o mês de julho resultaram na apreensão de 8.341.290 de produtos. E explicou: "Todos os dias são apreendidos caminhões com diferentes tipos de mercadorias".

O delegado salientou que a maioria das apreensões é proveniente de camelôs, porém o principal foco do combate é identificar quem produz, armazena e distribui os produtos ilegais pelo Estado. "Nós fazemos o trabalho de provocar principalmente um prejuízo patrimonial em quem tem a responsabilidade de produzir e colocar aquele produto no comércio", declaro.

Datas comemorativas, como Carnaval, Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, ou quando ocorre algum evento especial, como os Jogos Pan-americanos, aumentam as apreensões policiais. O delegado disse que, desde que assumiu a delegacia no início do ano, realiza um levantamento preliminar para realização de operações em datas especiais. No mês de julho, muito material falsificado foi apreendido em razão do Pan realizado no Rio de Janeiro. Agora em outubro, a maior parte das apreensões é referente ao Dia das Crianças e ao GP Brasil de Fórmula 1 em Interlagos.

Voltar ao topo