Maioria dos brasileiros presos nos EUA deve responder em liberdade

Brasília (AE) – As autoridades de fronteira dos Estados Unidos informaram hoje ao Itamaraty que a maioria dos 232 brasileiros presos tentando entrar naquele País pela fronteira com o México deverão esperar o processo de deportação em liberdade. O consulado brasileiro em Houston, no Texas, onde estão presos os brasileiros, acompanhará o processo.

No entanto, o Itamaraty ainda espera o relatório do consulado sobre a situação em Houston. A lei americana prevê que imigrantes ilegais de países que não o México e que não são considerados ameaça à segurança pública ou à segurança nacional ficam em liberdade. No entanto, devem se apresentar para o processo de deportação na data marcada.

Normalmente, os que vêm do México são devolvidos a fronteira e de lá deportados. Os 232 brasileiros estavam em cinco grupos. No total, o grupo, que incluía seis crianças e 32 mulheres, foi preso pela patrulha fronteiriça às 9h30 de ontem (22) em Los Ébanos, Sullivan City, La Joya, McCook e na estação de ônibus de McAllen, logo depois de cruzarem a fronteira, todas no Vale do Rio Grande. Os brasileiros chegaram a prestar depoimentos à polícia dessas localidades, mas foram em seguida transferidos para Houston.

Essa não é a primeira vez que brasileiros são presos tentando chegar aos Estados Unidos pela fronteira com o México, mas é o maior grupo preso de uma vez só. Em março, 40 pessoas foram presos n uma trilha na região de Starr County. No entanto, o número vem aumentando. Em 2004, foram 2.660 mil brasileiros presos.

Voltar ao topo