Mãe de menina infectada pelo HIV em transfusão processa Estado

Ivanilde Nascimento, mãe de I.C.N., de 10 anos, que contraiu o vírus HIV durante transfusão de sangue em cirurgia intestinal vai processar e pedir indenização ao Estado. A cirurgia da menina foi em fevereiro de 2001. O advogado Hélio Aparecido Fazzio, defensor público que representa Ivanilde, aguarda uma decisão judicial para que o Hospital das Clínicas libere o prontuário médico da criança.

Na semana passada, o Hemocentro de Ribeirão Preto informou que I.C.N., que tem paralisa cerebral e pesa 6kg, foi uma das duas pessoas que receberam o sangue doado por um homem de cerca de 40 anos que estava contaminado pelo vírus da aids – o outro receptor morreu, mas a causa não foi aids. Na coleta de sangue do doador o vírus não foi detectado – durante um período chamado de ?janela imunológica?, em que o HIV está presente mas ainda não é identificado pelo exame.

Fazzio disse que Ivanilde, do Estado do Maranhão, está com o aluguel atrasado, não tem mais recursos e nem pode trabalhar, pois fica constantemente com a filha, no hospital. O processo judicial contra o Estado será demorado. O valor da indenização a ser pedido pelo advogado só será definido quando ele analisar os documentos.

Voltar ao topo