Lula volta a atacar tucanos no Mato Grosso

Foto: Ricardo Stuckert/Abr
Lula propôs trégua aos tucanos e a rompeu ontem, voltando a criticar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Sapezal (AE) – Menos de três dias depois de propor trégua, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a atacar o PSDB. A uma platéia de agricultores em Sapezal, cidade a 480 quilômetros de Cuiabá, ele disse que o país vivia uma situação ?delicada? durante o governo Fernando Henrique Cardoso (1998-2002). ?O Brasil não conseguia exportar o que produzia e tinha pouca reserva em dólar para garantir a exportação e a importação?, afirmou.

Ao inaugurar um trecho de 14 quilômetros de asfalto da BR- 364, obra que estava pronta havia três meses, Lula repetiu um bordão da campanha pela reeleição. ?Quero dizer para os nossos adversários: deixem o homem trabalhar, porque as coisas vão acontecer neste país?, disse. ?Vamos trabalhar de forma carinhosa para que o Brasil viva os melhores momentos de sua história.?

Numa conversa sábado com o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), Lula disse que iria procurar os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Itamar Franco para dialogar. O presidente garantiu, segundo Virgílio, que não iria mais fazer comparações entre o seu governo e o governo de FHC. Anteontem, o próprio FHC e outros representantes da oposição deram declarações contra qualquer conversa com o presidente.

Por decisão da prefeitura comandada pela família Maggi, as escolas públicas de Sapezal interromperam as aulas para que os alunos pudessem participar da inauguração do trecho da BR- 364. Várias delas passaram mal por causa do calor. Lula chegou a interromper o discurso no momento em que uma menina era socorrida. Mais de duas mil pessoas participaram da festa de inauguração do trecho da rodovia.

Lula, segundo assessores, usou a inauguração da estrada apenas como pretexto para conversar com o governador reeleito de Mato Grosso. Desde o segundo turno, quando deu apoio a Lula, Blairo Maggi se tornou o maior interlocutor do presidente com o setor do agronegócio. Em troca, Maggi tem conseguido garantias de repasse de recursos para a área de infra-estrutura no estado e o escoamento da produção de soja. Lula perdeu em Mato Grosso para Geraldo Alckmin nos dois turnos. No segundo, o presidente teve 49,69% contra 50,31% de Alckmin.

No discurso, o presidente prometeu fazer um segundo governo melhor que o primeiro. ?Só tem sentido uma pessoa ser candidata à reeleição se ela tiver consciência de que precisa fazer mais e melhor que fez no primeiro mandato?, disse. ?Todo mundo sabe como era e estava o Brasil (antes dele)?, afirmou. ?Já consolidamos a economia brasileira e criamos as condições para termos um segundo salto na distribuição de renda.?

Ele avaliou, no entanto, que a distribuição de renda só ocorrerá com crescimento econômico e melhoria da educação.

Voltar ao topo