Lula recebe prêmio e homenageia Sérgio Vieira de Melo

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado esta noite com o prêmio Unesco, em nome do governo brasileiro, na categoria Educação pelo projeto “Brasil Alfabetizado”, que tem como meta zerar o analfabetismo no país até o final de 2006. Bem humorado, o presidente saudou todos os demais oito premiados e aproveitou para fazer uma defesa pública da educação no Brasil. Lula disse que o prêmio deveria ser dedicado aos brasileiros que, no seu anonimato, estão contribuindo para a alfabetização no paìs. “E aos educadores, tão mal remunerados e tão dedicados”, enfatizou.

A cerimõnia foi marcada por vários momentos de emoção, especialmente quando o brasileiro Sérgio Vieira de Melo, morto em agosto deste ano ao participar de missão da Organização das Nações Unidas no Iraque, foi homenageado. O sobrinho de Sérgio Vieira de Melo, André Simões de Oliveira, foi receber o prêmio e não conseguiu conter a emoçâo. Disse que o seu tio o ensinou que todos os homens e mulheres são iguais, mas que existem pessoas boas e más. O presidente Lula aproveitou e disse acreditar que a maior parte das pessoas são boas, embora em algumas o lado ruim prevaleça. “Uma pessoa que pesa 80 kg deve ter pelo menos 73 ou 74 de coisas boas. O ser humano é muito melhor do que podemos imaginar”, afirmou.

Lula também prestou sua homenagem particular a Sérgio Vieira de Melo e disse ser importante a todo o homem chorar para poder mostrar seus sentimentos. E completou: “Grande homens morrem, mas as idéias ficam perambulando pelo tempo, e queira Deus que nós consigamos pegar essas idéias e sejamos um dia Sérgio Vieira de Melo.

Lula também fez uma homenagem especial a ginasta Daiane dos Santos, que recebeu o prêmio Unesco na categoria juventude. Bem humorado, Lula parabenizou a ginasta por ter conseguido batizar o seu salto duplo mortal com o seu sobrenome, “dos Santos”. E brincou: fico feliz quando ouço a Daiane nas suas palavras dizer que está preocupada com outros meninos da idade dela que pudessem ter também um salto “da Silva”, numa alusão aos seu pròprio sobre nome.

O Presidente disse que espera ser cobrado na meta de erradicar o analfabetismo no paìs, e lembrou que o governo não precisa de prêmios, mas sim de fazer o que está prometendo. No final, de seu discurso, Lula fez uma homenagem especial às mulheres do projeto Comunicação, Educação e Informaçâo, premiadas na categoria informação, que usam as ondas do rádio para informar a populaçâo carente do país. “As mulheres estão ficando muito desaforadas. Já são as rainhas da passarela, ocupam cargos na política e ainda ocupam o rádio agora. Daqui a pouco estaremos exigindo o direito das minorias”, brincou Lula.

Além do Presidente, outras oito personalidades também foram homenageadas com o prêmio Unesco que está em sua quinta ediçâo. A intenção do prêmio, segundo o representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthein, é homenagear pessoas que se empenham em produzir nações inclusivas. “O custo da prevenção é consideravelmente menor que o custo de programas repressivos”, disse o presidente da Unesco.

Voltar ao topo