Lula intervém na crise entre FAB e Defesa

Brasília (AE) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva interveio ontem para estancar a crise entre a Força Aérea e o Ministério da Defesa, agravada pela decisão do ministro Waldir Pires de se reunir na quinta-feira com os dirigentes do sindicato dos controladores de vôo civis e anunciar a possibilidade de lhes dar uma gratificação salarial de até 40%.

Horas antes, numa atitude extremada, o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, que faz campanha para permanecer no posto no segundo mandato de Lula, havia convocado todos os controladores, aquartelando-os nas torres de controle de vôo do Aeroporto de Brasília, e ameaçando-os com a corte marcial em caso de desobediência.

Da Bahia, onde descansa, Lula determinou à ministra Dilma Rousseff que conversasse com Waldir Pires e com Bueno, chamando-os a acabar com as rusgas que podem, em última instância, provocar uma crise militar. Bueno tem acusado Pires de incentivar a anarquia e de abrir graves precedentes na Força Aérea, pois sua atitude de oferecer aumento de salário para os controladores de vôo e de negociar com um grupo de sargentos pode romper a hierarquia militar.

Dilma Rousseff convocou uma reunião para terça-feira, na tentativa de resolver de vez o problema do caos nos aeroportos. 

Voltar ao topo