Lula diz que reajuste de militares está adiantado, diz Jobim

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou nesta terça-feira (11) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lhe pediu para comunicar aos oficiais militares que está "em fase adiantada de estudo" o aumento salarial reivindicado pela categoria. "Comunico que estão grandemente avançados os entendimentos sobre a questão da remuneração das Forças Armadas", anunciou o ministro, na tradicional cerimônia em que os chefes militares apresentam ao presidente da República os cumprimentos de final de ano, no Clube Naval.

Jobim acrescentou que os entendimentos sobre o reajuste salarial estão em "fase de sinalização". Jobim anunciou também que no ano que vem, "nós construiremos, efetivamente, um desenho futuro de uma grande nação, e uma grande nação não se faz sem um grande efetivo leal e honrado das Forças Armadas". O ministro da Defesa acrescentou que é por isso que está sendo concluído o estudo sobre aumento da remuneração dos militares.

O almirante Júlio Moura Neto, comandante da Marinha, mas falando também em nome da Aeronáutica e do Exército, lembrou as dificuldades que os militares estão enfrentando, mas fez a ressalva de que houve aumento da destinação de verbas do Orçamento para as Forças Armadas. "Como fiéis depositários e responsáveis maiores pela defesa da pátria, acompanhamos com especial expectativa os esforços desenvolvidos no intuito de recuperar as Forças Armadas, tanto no aspecto material quanto no salarial, garantindo as condições de corresponderem ao elevado conceito desfrutado junto à população.

Voltar ao topo