Lula discute construção de siderúrgica da Vale no Pará

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutiu nesta segunda-feira (03) com a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), e o presidente da Vale, Roger Agnelli, a construção de uma siderúrgica na região de Carajás, no Sudeste do Estado. A Vale anunciou, no último dia 21, o projeto de uma usina, com estimativa de produção de 2,5 a 5 milhões de toneladas de placas de aço por ano.

Em entrevista após o encontro, a governadora Ana Júlia Carepa disse que, agora, o governo "bateu o martelo" em relação ao projeto da siderúrgica. Ela, no entanto, não soube informar quantos empregos serão gerados, a localização da usina e a data exata do começo das obras. "Estamos vendo onde ela (siderúrgica) ficará melhor localizada", disse. "Espero que as obras comecem ainda no meu mandato e no mandato do presidente Lula.

Ana Júlia disse que a Vale deve investir R$ 5 bilhões no projeto. Já os investimentos públicos em infra-estrutura seriam de cerca de R$ 1,5 bilhão. A governadora disse que, na audiência não foi comentado o problema da destruição da floresta amazônica no Pará. Ana Júlia se limitou a dizer que o governo do Estado trabalha em conjunto com o governo federal no combate ao desmatamento.

Voltar ao topo