Lula confirma ?blindagem? da equipe econômica

Brasília (AE) – No momento em que os mercados financeiros passam por turbulência e a política monetária conduzida pelo Banco Central (BC) enfrenta críticas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assegurou ontem que não haverá mudanças na equipe econômica. ?A área econômica está blindada pelo sucesso dela?, disse ele, sem citar o nome de nenhum integrante do primeiro escalão, mas deixando claro que serão mantidos o presidente do BC, Henrique Meirelles, e os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Paulo Bernardo.

A afirmação foi feita por Lula no Palácio do Planalto, durante café da manhã com um grupo de 11 jornalistas. Ao longo de uma hora e meia, ele conversou sobre temas administrativos, assuntos políticos e até questões pessoais. Disse, por exemplo, que o País vive uma fase especial: ?Desde a proclamação da República, os fundamentos da economia não estavam tão sólidos.?

Lula apontou o elevado nível de reservas monetárias (US$ 100 bilhões) como uma garantia de que o Brasil está pronto para resistir às oscilações dos mercados financeiros.

Voltar ao topo