Lula avisa que Meirelles segue no Banco Central

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Henrique Meirelles segue norteando a política econômica.

Em meio a críticas no PT e no governo contra a política econômica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu ontem a permanência de Henrique Meirelles na presidência do Banco Central. A confirmação da participação de Meirelles no segundo mandato aconteceu durante uma conversa entre Lula, ministros e parlamentares, no Palácio do Planalto. ?Sempre tive perfeita consciência de que não poderia desestabilizar a economia?, afirmou Lula, segundo relato de um interlocutor. ?Por isso, Henrique Meirelles fica?, garantiu.

Na conversa, Lula disse que não faria qualquer movimento que pudesse colocar em dúvida a estabilidade da economia e reconheceu o papel fundamental exercido por Meirelles na conquista da confiança de investidores domésticos e do mercado internacional.

O presidente, segundo uma fonte, disse que não quer mais ouvir falar em disputas pelo comando do Banco Central ou supostos atritos entre Meirelles e o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo ele, apesar das críticas ao comando do BC, é dele, Lula, a responsabilidade pela política econômica.

Essa responsabilidade, como disse, está também colocada em momentos de decisões impopulares, como os cortes no Orçamento da União. O decreto para bloquear recursos do Orçamento deve ser divulgado hoje e envolverá recursos entre R$ 16 bilhões e R$ 17 bilhões, e descontentará ministros – que querem ampliar seus gasto e parlamentares, que terão suas emendas rejeitadas. O corte no Orçamento é necessário para garantir a estabilidade, disse ainda Lula durante a conversa.

O presidente deixou claro que não está preocupado com a repercussão negativa da decisão de congelar recursos do orçamento. ?Farei o que for preciso para manter a estabilidade econômica?, disse Lula, referindo-se ao corte de recursos. ?Não tem nada que me faça mudar.?

PP continua com ministério das Cidades

Brasília (AE) – O líder do PP na Câmara dos Deputados, Mário Negromonte, anunciou ontem que o Ministério das Cidades vai continuar com o PP. A declaração foi dada após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, O presidente Lula disse que o Ministério das Cidades é do PP e continua com o ministro Márcio Fortes, anunciou Negromonte.

Com relação a ampliação do espaço do PP no governo, Negromonte disse que o assunto só será tratado com o presidente Lula depois do feriado do carnaval. ?O presidente Lula disse que está satisfeito com o nosso partido na base aliada e que dará o mesmo tratamento a nós que dará ao PT e ao PMDB?, afirmou.

Voltar ao topo