Juiz começa ouvir 4 controladores sobre acidente da Gol

O juiz federal Murilo Mendes começou a ouvir na tarde desta terça-feira (28), em Sinop, no Mato Grosso, os depoimentos dos quatro controladores de vôo do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta-1) de Brasília. Eles estavam de plantão dia 29 de setembro do ano passado quando ocorreu o choque entre o jato Legacy e avião da Gol, que matou 154 pessoas.

Após a leitura do processo e a acusação do Ministério Público, o primeiro a ser interrogado pelo o juiz foi o sargento da Aeronáutica Felipe Santos dos Reis. Em seguida será a vez de Jomarcelo Fernandes dos Santos, Lucivando Tibúrcio de Alencar, Leandro José Santos de Barros. Não há previsão para o término dos depoimentos e encerramento da audiência.

Com base no inquérito da Polícia Federal e da CPI da Crise Aérea o Ministério Público sustenta que o plano de vôo do Legacy previa duas mudanças de altitude no trajeto de São José dos Campos, em São Paulo, até Manaus, no Amazonas. Uma delas, logo após a passagem por Brasília, quando o nível de cruzeiro deveria ser reduzido a 36 mil pés – a partir daquele ponto, os níveis ímpares são reservados a quem segue no sentido contrário.

Voltar ao topo