Jobim leva autoridades a postos do Comando Militar na Amazônia

São Gabriel da Cachoeira (Amazonas) – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, autoridades do governo federal e ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) iniciaram uma visita a postos do Comando Militar da Amazônia (CMA). Na manhã da última sexta-feira (12), acompanhados pelo governador do estado, Eduardo Braga (PMDB), a comitiva começou a viagem de sete dias visitando a 2ª Brigada de Infantaria de Selva, em São Gabriel da Cachoeira (AM).

À tarde, o grupo conheceu o 5º Pelotão Especial de Fronteira de Maturacá (AM), na divisa com a Venezuela, onde foi recebida por parte dos 1,8 mil índios da etnia yanomami que vivem próximos ao local.

Até o próximo dia 18, Jobim deverá visitar 20 localidades. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff; o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado, e os ministros do STJ Teori Albino Zavascki, Gilson Dipp, Antônio Herman Benjamim, Francisco César Rocha e Ari Pargendler, retornarão a Brasília na próxima segunda-feira (15), após conhecerem oito postos militares.

Ao participar da cerimônia de formatura da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, durante a qual concedeu à tropa a Medalha da Vitória, pelos serviços prestados, Jobim explicou que além de demonstrar a solidariedade e o reconhecimento do Ministério da Defesa às ações desenvolvidas na fronteira, a presença da comitiva tem o objetivo de proporcionar às autoridades o conhecimento da realidade amazônica.

"Quando resolvemos convidá-los [ministros do STJ e demais autoridades] para vir a esta localidade, era exatamente para saber e perceber o quadro que de fato corresponde à segurança do Brasil", disse Jobim.

O ministro da Defesa defendeu a soberania brasileira na Amazônia e a relação da defesa nacional com o processo de desenvolvimento. "É dever de todos nós fazer com que a Amazônia permaneça terra brasileira. Não só no sentido retórico, mas como um grande centro de desenvolvimento", afirmou.

Neste sábado (13), sem a presença de Eduardo Braga, que só voltará a se reunir ao grupo no domingo, a comitiva visitará os pelotões especiais de Yauaretê, Pari-Cachoeira e Querari.

Voltar ao topo