INSS reduz limite de renda do consignado no cartão

O presidente do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Marco Antonio Oliveira, informou que outras medidas serão acrescentadas às mudanças nas regras de concessão do crédito consignado aos beneficiários do INSS, anunciadas hoje pelo ministro da Previdência Social, Luiz Marinho.

Ele citou como exemplo a redução do limite de empréstimo que pode ser tomado por meio do cartão de crédito consignado, de até três vezes para duas vezes a renda mensal. A mudança entrará em vigor com a publicação de instrução normativa do INSS no Diário Oficial da União, juntamente com as medidas anunciadas pelo ministro.

Segundo Oliveira, essa redução foi decidida para corrigir uma distorção provocada pela permissão de comprometimento da renda de até 10% no cartão de crédito, com prazo de pagamento de até 60 meses. Essa última mudança entrou em vigor no início de janeiro. "No entanto verificamos que em algumas situações, ao final de 60 meses, com esse limite de endividamento, alguns aposentados ainda teriam saldo a pagar", afirmou o presidente do INSS.

Voltar ao topo