Imagens de Portinari são cedidas para o Programa Fome Zero

O direito de uso de 12 imagens, entre elas três dos quadros mais famosos do pintor brasileiro José Cândido Portinari – Os Retirantes, Menino Morto e Enterro na Rede, que pertencem ao acervo do Museu de Arte de São Paulo (Masp) – foi cedido hoje pelo filho do pintor, João Cândido Portinari, para o Programa Fome Zero, anunciado como prioridade do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Todas as imagens cedidas giram em torno do tema da fome e da miséria, que marcaram toda a obra do pintor. Um grupo de imagens, que João Portinari considera o mais sugestivo, traz estudos desenvolvidos pelo pintor com a criança morta nas mãos da mãe, no quadro Os Retirantes. As imagens foram entregues ao coordenador do programa Fome Zero, José Graziano da Silva.

João Portinari, que dirige a Fundação Portinari, detentora dos direitos autorais da obra de Portinari, afirmou que caso os coordenadores do programa desejem poderão lançar mão de qualquer outra obra do pintor. “Escolhi as mais significativas para trazer ao professor Graziano, mas a liberdade de escolha é dele”, informou Portinari.

“Tenho certeza que, se meu pai estivesse vivo, teria tomado a mesma decisão. Até os últimos dias de sua vida ele foi um homem preocupado e dedicado aos problemas sociais.” Cândido Portinari, um dos mais importantes pintores brasileiro, morreu em 1962.

Voltar ao topo