Greve contra Alckmin nas universidades

Campinas (AE) – Professores e funcionários da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) decidiram ontem, em assembléia, aprovar indicativo de greve e marcar nova assembléia para quarta-feira da próxima semana. Eles protestam contra o veto do governador Geraldo Alckmin (PSDB) ao aumento de 9,57% para 10% da arrecadação do ICMS destinada às universidades estaduais.

Funcionários e estudantes da Universidade de São Paulo (USP) e de alguns campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) entraram em greve ontem. Os professores da USP param hoje.

?O governador não só vetou o aumento como deixou as universidades sem recursos?, alegou a presidente da Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp), Maria Aparecida Affonso Moysés. Ela lembra que a destinação dos recursos às universidades estaduais é baseada em decreto e precisa ser votada todos os anos no orçamento estadual. Como o governador vetou os 10%, aprovados pelos deputados, as três universidades (Unicamp, USP e Unesp) ficaram sem recursos.

Voltar ao topo