Granja do Torto é preparada para receber Lula

A partir de amanhã (5) à noite a residência oficial do Torto estará totalmente pronta, com novos computadores e linhas telefônicas especiais, para atender ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que deve começar a trabalhar no local já nesta quarta-feira. Apenas o ex-presidente general João Baptista Figueiredo morou na Granja do Torto, como é popularmente conhecida. O presidente Fernando Henrique Cardoso e sua família usaram o local durante muitos finais de semana, para realização de confraternizações. Mas não era costume do presidente dormir lá.

Fernando Henrique usou, ainda, a residência do Torto para algumas reuniões ministeriais e com governadores. D. Ruth também promoveu reuniões do Comunidade Solidária no local. O ex-presidente José Sarney só usou o local por cerca de três meses, período em que o Palácio da Alvorada esteve em reforma. Os demais presidentes raramente usaram o local.

Dos 758,692 mil metros quadrados de área, 404 mil m2 são urbanizados e nesta área preservada há ainda um lago. Na área construída, com 4.795 m2, há uma casa principal com mil metros quadrados, com uma suíte principal, duas suítes comuns, dois quartos, dois escritórios, salas de jantar, de estar, de audiência e de jogos, varanda coberta, copa e cozinha. A casa conta ainda com uma piscina (49 m2), sauna, cinema, churrasqueira, garagem, casa de hóspedes, corpo da guarda e refeitório (onde fica a segurança militar) e administração da residência.

O local garantirá ao presidente eleito a privacidade desejada para este período de transição. O que não teria no Centro de Treinamento do Banco do Brasil, onde vai trabalhar sua equipe técnica. Além de ter entradas independentes, além da principal, e guarita para identificar os visitantes, a residência oficial possui um heliponto.

As famosas cocheiras, um dos locais preferidos e o mais freqüentado pelo ex-presidente Figueiredo, foram reformadas há alguns anos e os cavalos que ainda existem ali são usados para atender a um programa de eqüoterapia, que atende a excepcionais.

Há um ano, a casa passou por uma reforma, quando foram trocados o telhado, algumas mobílias e restauradas as paredes. Para receber os novos habitantes, poucas providências precisaram ser tomadas. Já foram trocadas até as roupas de cama. Os computadores são em número maior e mais modernos, novas linhas telefônicas foram instaladas, inclusive com um telefone criptografado para uso exclusivo do presidente eleito.

A segurança, feita pelo Gabinete de Segurança Institucional e pelo Exército, será reforçada, tendo em vista a presença do presidente eleito na área. Atualmente, Lula está usando os seguranças da Polícia Federal. Só que normalmente a PF não entra em locais onde a segurança palaciana se encontra. Por isso, espera-se que a partir de agora, Lula convoque o pessoal da segurança do Palácio do Planalto para atendê-lo, como já tem feito com algumas autoridades do gabinete de transição do novo governo.

Voltar ao topo