Governo submete a sabatina do Senado segundo nome para cargo na Anac

Brasília – O Diário Oficial da União desta quinta-feira (27) traz a mensagem em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminha o nome de Marcelo Pacheco dos Guaranys à apreciação do Senado. Guaranys precisa ser sabatinado pelos senadores antes de tomar posse do cargo de diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Guaranys foi indicado na última sexta-feira (21) pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, para complementar o mandato do ex-diretor Leur Antonio Britto Lomanto, que renunciou ao cargo no dia 6. Funcionário da Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda, Guaranys, além de economista, é formado em direito, com especialização em direito econômico e das empresas.

Além de Lomanto, Denise Abreu, Jorge Veloso e Josef Barat deixaram a direção da agência responsável por regulamentar e fiscalizar a aviação civil. Apenas o presidente da Anac, Milton Zuannazzi, permanece no cargo.

A vacância dos cargos impossibilita a Anac de aprovar qualquer deliberação que dependa da aprovação da direção, que funciona como um colegiado no qual os cinco diretores têm de dar seus votos.

Dos três nomes já indicados pelo ministério, apenas o brigadeiro da reserva Allemander Pereira Filho passou pela sabatina da Comissão do Senado até o momento, mas sua efetivação no cargo ainda depende da aprovação do plenário da Casa. Segundo a assessoria do Ministério da Defesa, a expectativa é de que Guaranys seja entrevistado na próxima semana.

A outra indicada a ocupar a direção da Anac é a atual assessora especial de Jobim Solange Paiva Vieira, cujo nome ainda não foi enviado para os senadores.

Voltar ao topo