Genoino: tucanos perderam o rumo

São Paulo – O presidente nacional do PT, José Genoino, respondeu ontem às críticas do PSDB ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Em nota divulgada à imprensa, Genoino disse que as dificuldades enfrentadas pelo governo petista são frutos da herança da administração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. No documento, intitulado “O PSDB esquece sua responsabilidade”, Genoino diz que os tucanos estão “desorientados no papel da oposição”.

A crítica de Genoino é uma resposta do PT ao relatório divulgado esta semana, pelo PSDB. No documento “O espetáculo da recessão já começou” os tucanos afirmaram que o estilo de governo do PT cabia em poucas palavras: “incoerência, confusão, fisiologismo e incompetência”.

Ao rebater às críticas do PSDB, o presidente do PT diz considerar que os tucanos se apressaram em fazer uma avaliação por escrito e crítica aos primeiros seis meses do governo Lula. “Mas, até hoje, ao que se sabe, não emitiu nenhuma avaliação dos oito anos de mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso” escreve Genoino. A seguir, a íntegra da nota:

“O PSDB emitiu uma nota dura de avaliação dos seis primeiros meses do governo Lula. O PT respeita o direito do PSDB de fazer oposição e de criticar o governo, mas discorda do teor e dos termos da avaliação do documento, pelas seguintes razões: “O PSDB apressou-se em fazer uma avaliação por escrito e crítica aos seis primeiros meses do governo Lula, mas, até hoje, ao que se sabe, não emitiu nenhuma avaliação dos oito anos de mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso”, diz a nota.

“Qualquer pessoa minimamente informada sabe que o desempenho econômico de um país é resultado dos investimentos do ano anterior. Assim, o fraco desempenho da atividade econômica de 2003 é resultado direto dos investimentos e das condições econômicas de 2002, quando o PSDB era governo”, diz ele.

“O governo Lula herdou do governo anterior uma inflação em alta, uma taxa de juros básica de 25%, risco-País de 2400 pontos relação dívida/PIB de 57% e o dólar a R$ 3,5. Em apenas seis meses a inflação está em queda, o risco-Brasil caiu para menos de 800 pontos, o câmbio está estabilizado em cerca de R$ 2,8, a relação dívida/PIB caiu para 53% e os juros começam a cair”, afirma a nota, por fim, diz que “a nota do PSDB resvala na adjetivação, na pressa, no açodamento, demonstrando que o partido ainda está desorientado no seu novo papel de oposição. O PSDB não pode se esquecer que passou por um julgamento recente nas urnas e que teve sua atuação de oito anos de governo reprovada pelo eleitorado”.

Voltar ao topo