Fortunati desiste de concorrer ao governo

Porto Alegre

  – O candidato da Frente Trabalhista ao governo gaúcho, o vereador José Fortunati (PDT), renunciou na manhã de ontem à disputa. O pedido de renúncia foi apresentado ao presidente nacional do PDT, Leonel Brizola, no Rio. Falta de apoio político e financeiro foram as razões alegadas por Fortunati para abandonar o páreo. O agora ex-candidato está no Rio, onde se encontrou com Brizola.

O PDT avaliou ontem o pedido de renúncia. José Fortunati, vereador mais votado em Porto Alegre em 2000, trocou o PT em 2001 pelos pedetistas. Nas pesquisas de intenção de voto, o vereador aparece em quinto lugar com cotação estável em 3% a 3,5% sem indicações de avançar. Três integrantes do partido no Estado estão na linha sucessória de Fortunati: o deputado estadual e presidente do PDT no Estado, Vieira da Cunha, Pedro Ruas, e o deputado federal e ex-governador Alceu Collares.

A candidatura do vereador nunca foi tranqüila. Antes da oficialização do nome, houve o rompimento entre o PDT e PTB com o PPS, os três integram a Frente Trabalhista nacionalmente. O racha gaúcho ocorreu porque o ex-governador Antônio Britto (PPS) se lançou ao governo. Brizola era contra e manteve o apoio do PTB.

Pela manhã, Fortunati, participou de uma reunião com Brizola. O encontro ocorreu no Rio de Janeiro, nas proximidades do Aeroporto do Galeão. O presidente estadual do partido, Vieira da Cunha, Alceu Collares, Matheus Schmidt, Airton Dipp, João Luiz Vargas e Pompeo de Mattos acompanharam Fortunati. As informações são da Rádio Gaúcha.

Voltar ao topo