Foguete brasileiro embarca para base de Alcântara

O quarto foguete VSB-30, desenvolvido pelo Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, embarcou nesta terça-feira (26) para o Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, onde será lançado em um mês, com nove experimentos a bordo. O lançamento faz parte da Operação Cumã II, do Programa de Microgravidade da Agência Espacial Brasileira.

Com doze metros de altura e mais de duas toneladas, o satélite de sondagem foi construído em dezoito meses pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) para realizar testes em ambientes de baixa gravidade. Os experimentos que serão levados pelo VSB-30 foram desenvolvidos por universidades brasileiras e internacionais. Com isso, as pesquisas nacionais voltam a ser lançadas a partir de solo brasileiro para testes em ambiente de microgravidade.

O VSB-30 foi qualificado pela Agência Espacial Européia e já realizou dois vôos a partir da Suécia, em 2005, além de um vôo a partir da base de Alcântara, em 2004. Ele permite que a carga útil seja resgatada no mar e reutilizada. Seu vôo pode atingir 282 quilômetros de altura. A montagem do foguete no Maranhão está prevista para o dia 06 de julho. Em seguida serão feitos novos testes e o lançamento deve ocorrer entre os dias 11 e 17 de julho, dependendo das condições meteorológicas. Os cientistas terão seis minutos e meio para analisar os experimentos.

Voltar ao topo