FHC quer nomear mais um ministro para o STF

A quatro meses do fim do mandato, o presidente Fernando Henrique Cardoso quer nomear mais um ministro para o Supremo Tribunal Federal (STF). Mas, como a próxima vaga só surgirá em 2003, Fernando Henrique estuda oferecer ao ministro Ilmar Galvão, que completa 70 anos no início de maio, o cargo de embaixador brasileiro em Timor-Leste.

Galvão anteciparia a aposentadoria compulsória em alguns meses, abrindo, desta forma, uma vaga no STF. Para o lugar dele, o presidente quer nomear o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro.

Com esta jogada, Fernando Henrique resolveria duas situações num único movimento: presentearia Brindeiro, que lhe foi fiel nos últimos sete anos de governo, com o cargo de ministro e nomearia o futuro procurador-geral da República, alguém da confiança do presidente, que permanecerá no cargo durante os próximos dois anos. Isto garantiria a FHC o mesmo ritmo lento imposto por Brindeiro nas ações contra o governo. O nome mais cotado para substituir Brindeiro é o do vice-procurador-geral Haroldo Ferraz da Nóbrega.

Primo do vice-presidente Marco Maciel, Brindeiro é titular da Procuradoria Geral da República desde o primeiro ano do governo de Fernando Henrique. Assumiu o cargo em 1995 e, desde então, nunca decepcionou o presidente, sempre defendendo o governo. O grau de fidelidade do atual procurador ao governo foi observado há cerca de dois meses, num episódio que desencadeou o pedido de demissão do ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior. Depois de acertar tudo com Reale Júnior, Brindeiro voltou atrás no parecer favorável à intervenção federal do Espírito Santo. Fez isso a pedido do Palácio do Planalto, desautorizando publicamente o ex-ministro.

Por isso e por outros episódios, o presidente tem confidenciado a amigos que se sente na obrigação de homenagear Brindeiro, indicando-o para o Supremo, depois dos mais de sete anos de dedicação e de serviços prestados ao atual governo. Brindeiro seria o quarto ministro do Supremo a ser indicado por Fernando Henrique – foram nomeados Nelson Jobim, Ellen Gracie e Gilmar Mendes.

Voltar ao topo