Estrutura da Anac pode “engessar” setor aéreo, diz Jobim

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta quinta-feira (26) que o modelo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pode estar engessando o setor aéreo e que pretende discutir no Congresso Nacional mudanças no órgão. "Vou examinar e estudar se a modelagem da Anac serve para a viação brasileira. Se precisar alterar, vamos alterar", afirmou. "Não podemos ficar engessados", acrescentou.

Para o ministro existe uma "generalização" na questão das agências. Na avaliação dele, o modelo genérico de órgão regulador pode não servir para todos os setores da economia. "Eu me pergunto se o modelo de agência deve ser igual para todas as áreas. Isso não tenho noção clara. Eu terei.

Nelson Jobim disse que até o final desta semana pretende ter um encontro com o atual presidente da Anac, Milton Zuanazzi, que tem mandato até 2011, aprovado pelo Congresso. Jobim evitou criticar a indicação de Zuanazzi, tido como afilhado político da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e do ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia. Jobim disse apenas que qualquer indicação não deve ter como fundamento interesses partidários.

Voltar ao topo