Empresa admite riscos do fumo e pede moderação

Pela primeira vez no Brasil, um fabricante de cigarros admite que seu produto pode fazer mal à saúde e lança uma campanha pela moderação no consumo. A Souza Cruz está divulgando a lista completa de ingredientes do cigarro e das substâncias encontradas na fumaça. Os dados, inicialmente apenas da marca Free, já estão disponibilizados no site da Souza Cruz, www.souzacruz.com.br. As informações sobre as demais marcas da empresa estarão no site a partir do próximo dia 16.

Sobre o assunto, a Souza Cruz realizou uma entrevista on-line ontem em que participaram jornalistas de diversos jornais de todo o país.

Quem respondeu as perguntas dos jornalistas foi o gerente de Assuntos Corporativos da Souza Cruz, João Paulo Gava. A entrevista começou às 15h30 e durou cerca de uma hora e meia.

O representante da companhia de cigarros começou explicando que o mote da campanha é a moderação e tornar acessível as informações sobre os componentes do cigarro e da fumaça. Ele não revelou o valor a ser gasto na campanha publicitária.

João Paulo Gava admitiu que o consumo de cigarros caiu no ano passado, mas atribuiu o resultado à situação econômica do país e ao crescimento da falsificação, que hoje já ocupa um terço do mercado de cigarros. “O objetivo [da divulgação dos componentes da fumaça] não é o aumento de vendas e sim tornar as informações mais acessíveis ao consumidor”, disse.

Ao ser perguntado se indicar o consumo moderado não seria de alguma forma de enganar o consumidor, João Paulo Gava respondeu: “Fumar com moderação é diminuir o consumo de cigarros. Não se trata de uma propaganda enganosa, pois estudos reportam a redução de riscos em grupos de pessoas que fumam menos, por exemplo, fumando menos cigarros por dia ou menos dias por semana. Mas a única maneira 100% garantida de evitar riscos é não fumar”.

Mair Neto ( MEDIADOR ) FALA COM TODOS :

Os ingredientes adicionados aos cigarros e os constituintes da fumaça da marca Free já estão disponíveis no site da Souza Cruz, www.souzacruz.com.br . As demais marcas estarão no site a partir do próximo dia 16.

Carolina Hungria

( repórter – Advillage – SP ) pergunta para João Paulo Gava :

Ola Gava, boa tarde. Quero saber algumas informações sobre essa campanha: qual o mote dela? quem criou (agência) e, por fim, através de que mídias ela será divulgada?

João Paulo Gava

responde: O mote da campanha é a moderação. A idéia é tornar mais acessível as informações sobre os produtos da Souza Cruz referentes aos ingredientes adicionados ao fumo e aos constituintes da fumaça do cigarro. A campanha foi criada pela agência Ogilvy e será comunicada nos 34,5 mil pontos de venda, única forma de comunicação permitida por lei.

Moema Luna ( Editor – Jornal do Commercio – PE ) pergunta para João Paulo Gava :

Trata-se de uma nova estratégia de marketing da empresa? Por que essa decisão agora?

João Paulo Gava

responde: Não. A empresa sempre teve o compromisso de passar para o consumidor toda e qualquer informação relevante. Esta campanha vem atender às expectativas levantas no Relatório Social Corporativo, publicado em 2002. Em 1996, através de Free, fomos a primeira empresa a imprimir os teores de nicotina e alcatrão nas embalagens de cigarros.

Claudinei Bagatini ( Diretor – Redação / Jornalismo – Rádio São Joaquim AM – SP – São Joaquim da Barra ) pergunta para João Paulo Gava :

Entre esses ingredientes, qual ou quais sao os mais nocivos?

João Paulo Gava

responde: Nenhum. Todos os ingredientes são aprovados para uso em alimentos pela legislação brasileira, além de passarem por um rigoroso controle de testes para aprovação interna.

Ana Paula Gomes Quintela ( Repórter – DCI – Comércio Indústria & Serviços – SP ) pergunta para João Paulo Gava :

Por que o consumo de cigarros caiu este ano? A empresa acredita que ganhando a confiança do consumidor, o consumo voltará a crescer?

João Paulo Gava responde: O consumo tem caído em 2002 devido à situação econômica do país e do crescimento da ilegalidade, que hoje já ocupa um terço do mercado de cigarros. O objetivo não é o aumento de vendas e sim tornar as informações mais acessíveis ao consumidor.

Luíz Carlos Fiorin ( Editor, produtor e apresentador – Rádio Odisséia FM – RS – Serafina Corrêa ) pergunta para João Paulo Gava :

O que levou a souza cruz à tomar esta iniciativa ? As campanhas contra o cigarro ? Seria uma tática comercial?

João Paulo Gava responde: Acreditamos que esta pergunta já foi respondida anteriormente.

Isabel Lunardelli, seja bem-vindo.

Graziella Valenti

( Editor – Assistente – Agência Estado – SP ) pergunta para João Paulo Gava :

Qual o investimento na campanha? Qual é o próximo passo da campanha ou essa será uma medida isolada?

João Paulo Gava

responde: O investimento é uma informação confidencial. Na segunda parte da campanha, teremos o Free Line (uma linha de comunicação direta junto aos consumidores com informações sobre moderação, hábito de fumar e outras informações sobre a marca). Entraremos neste mesmo momento com peças secundárias com a mensagem: “livre para fumar ou parar.”

Érica Ribeiro* ( Repórter – O Globo – RJ ) pergunta para João Paulo Gava :

Existe alguma legislação no Brasil que determine que a Souza Cruz mostre sua lista de ingredientes?

João Paulo Gava

responde: A legislação determinada que seja enviada uma lista para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anualmente. Esta é a primeira vez que os ingredientes adicionados ao fumo e os constituintes da fumaça do cigarro são tornados públicos.

Ana Paula Gomes Quintela ( Repórter – DCI – Comércio Indústria & Serviços – SP ) pergunta para João Paulo Gava :

Por que a empresa começou a campanha com o Free, se ele não é o mais consumido do público?

João Paulo Gava

responde: Free é uma marca conhecida por valores como liberdade, atitude, consciência, credibilidade e bom senso. Foi a primeira marca do país a trazer seus teores indicados na embalagem, em 1996. Por tudo isso, é natural esperar que uma marca com tais características possa transmitir a mensagem de moderação.

Gustavo Fernandes* ( Repórter – Extra – RJ ) pergunta para João Paulo Gava :

Essas informações vão esclarecer como essas substâncias agem no organismo dos fumantes ou serão somente detalhes técnicos? Como serão exatamente essas informações?

João Paulo Gava

responde: As informações vão esclarecer quais são os constituintes da fumaça e os ingredientes adicionados ao fumo.

Bruno Martins Ondei ( Repórter – Último Segundo – IG – SP ) pergunta para João Paulo Gava :

Boa tarde Gava. Eu gostaria de saber até que ponto as pressões de grupos antitabagistas influenciaram na decisão da empresa em divulgar esses dados.

João Paulo Gava

responde: Não houve nenhuma pressão para divulgação destas informações. Esta é uma atitude voluntária da empresa, que sempre teve o compromisso de manter seus consumidores bem informados.

Flavia Junqueira ( Editor – Assistente – Infoglobo Comunicação – RJ ) pergunta para João Paulo Gava :

Boa tarde, Gava. Gostaria de saber o que significa fumar `moderadamente`? A comunidade científica internacional já provou que a nicotina é uma droga que vicia mais do que a heroína e a cocaina. Como fazer um fumante fumar com `moderação`?

João Paulo Gava

responde: Fumar com moderação é diminuir o consumo de cigarros, por exemplo, fumando menos cigarros por dia ou menos vezes na semana. Fumar com moderação é uma questão de bom senso.

Moema Luna ( Editor – Jornal do Commercio – PE ) pergunta para João Paulo Gava :

Quantos processos movidos por fumantes e famílias de fumantes contra a Souza Cruz existem no Brasil?

João Paulo Gava

responde: Já foram propostas 332 ações contra a Souza Cruz. Destas, 72 já foram julgadas definitivamente, todas favoráveis aos argumentos da indústria. Atualmente, há 260 ações em curso.

Juliana Bublitz ( Repórter – Zero Hora – RS – Sucursal RS – Santa Cruz do Sul ) pergunta para João Paulo Gava :

Boa tarde, Gava. Em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, município que abriga um dos maiores complexos de beneficiamento de fumo do mundo, milhares de agricultores plantam fumo. Ao saber que a Souza Cruz passou a aconselhar os consumidores a fumarem moderadamente, os fumicultores locais começaram a temer pelo futuro. Eles acreditam que as vendas de cigarro podem cair e que isso pode afetar seus negócios. Vocês acreditam que isso pode ocorrer de fato?

João Paulo Gava

responde: A campanha visa a informar os consumidores sobre os ingredientes adicionados ao fumo e constituintes da fumaça. Não há motivo de preocupação para os fumicultores.

Graziella Valenti ( Editor – Assistente – Agência Estado – SP ) pergunta para João Paulo Gava :

Esse tipo de iniciativa já foi testado em algum outro País? Qual são os efeitos? Qual a expectativa da empresa com essa campanha, uma vez que ela pode reduzir o consumo de cigarros?

João Paulo Gava

responde: Não. Esta é uma iniciativa pioneira no munod. A expectativa tornar mais acessíveis as informações ao consumidor sobre o produto e riscos do ato de fumar.

Isabel Lunardelli ( Profissional Contratado – Editora o Estado do Paraná ) pergunta para João Paulo Gava :

Não haveria uma maneira de através de pesquisas reverter o uso do fumo para produtos que não fizessem mal à saúde ?

Graziela Silveira

( Editor – Capital Gaúcha – RS ) pergunta para João Paulo Gava:

Essa campanha pretende evitar possíveis ações judiciais de ex-fumantes contra a empresa como aconteceu em outros países?

João Paulo Gava

responde: Não. Esta campanha visa tão somente a tornar mais acessível a informação aos consumidores sobre o produto.

Hosana Seiffert ( Editor – Jornal do Federal – DF ) pergunta para João Paulo Gava :

Se isso não é uma campanha publicitária, você acredita que isto tem alguma chance de diminuir o número de fumantes? São muitos os ingredientes nocivos?

João Paulo Gava

responde: Uma empresa responsável precisa ser clara com seus consumidores adultos para que possam ter opção de escolha. O que propomos é que fumem com moderação. Os ingredientes são todos aprovados pela legislação brasileira de alimentos.

Flavia Junqueira

( Editor – Assistente – Infoglobo Comunicação – RJ ) pergunta para João Paulo Gava :

Por que a Souza Cruz quer ajudar as pessoas a parar de fumar? Vocês estão abrindo mão do lucro?

João Paulo Gava

responde: Informar sobre a constituição do produto e dos riscos inerentes ao ato de fumar é mais uma atitude de transparência com o consumidor. E a Souza Cruz sempre foi pioneira na informação ao consumidor. O que estamos propondo é que se fume com moderação. Quem quiser parar de fumar, deve estar livre para fazer sua escolha.

Claudinei Bagatini ( Diretor – Redação / Jornalismo – Rádio São Joaquim AM – SP – São Joaquim da Barra ) pergunta para João Paulo Gava :

Free e Ligth qual a diferença?

João Paulo Gava

responde: Free é uma marca da Souza Cruz comercializada em 4 versões. Lights é um descritor que servia apenas para diferenciar uma das versões da marca, e não é mais utilizado.

Moema Luna ( Editor – Jornal do Commercio – PE ) pergunta para João Paulo Gava :

Então quer dizer que posso continuar fumando free sem medo de morrer de câncer de pulmão nos próximos anos, por causa do cigarro?

João Paulo Gava

responde: Entendemos que fumar é uma decisão adulta e está associada a riscos. Não existe um nível de consumo sem risco.

Érica Ribeiro* ( Repórter – O Globo – RJ ) pergunta para João Paulo Gava :

A campanha e a ação de abrir os ingredientes para o consumidor pode aumentar o consumo de cigarros considerados de baixo teor?

João Paulo Gava

responde: O objetivo da campanha é informar os consumidores adultos, de modo que possam tomar a decisão de fumar ou não. Consumir cigarros de baixo teor não significa fumar com moderação, pois não há comprovação científica de que cigarros com menores teores impliquem em menos riscos.

Mair Neto ( MEDIADOR ) FALA COM TODOS :

Pessoal Temos muitas perguntas e estamos tentando responder a todos de acordo com a ordem de chegada.

Mair Neto

( MEDIADOR ) FALA COM TODOS :

Pessoal Temos muitas perguntas e estamos tentando responder a todos de acordo com a ordem de chegada.

Claudinei Bagatini

( Diretor – Redação / Jornalismo – Rádio São Joaquim AM – SP – São Joaquim da Barra ) pergunta para João Paulo Gava :

Então onde estão os causadores do câncer pulmonar?

João Paulo Gava

responde: Estudos epidemiológicos mostram que existe uma associação estatística entre o ato de fumar e certas doenças pulmonares, sem estabelecer uma relação de causa e efeito que indique qual o constituinte da fumaça é responsável pelo desenvolvimento do câncer de pulmão em um determinado indivíduo.

Leonardo Fontes de Sales ( Editor – Portal Verdes Mares – CE ) pergunta para João Paulo Gava :

Se nenhum dos ingredientes divulgados estão classificados como nocivos, como se explica a grande quantidade de malefícios à saúde relacionados ao consumo de ciagrros?

João Paulo Gava

responde: Ingredientes são as substâncias adicionadas ao fumo durante a fabricação dos cigarros. Os constituintes são as substâncias da formação do cigarro, gerada pela combustão do fumo. Alguns constituintes estão associados a riscos à saúde.

Lêda Pena Yoshida ( Diretor – Brazilhost – SP ) pergunta para João Paulo Gava :

O que você pode comentar sobre a questão do vinho que ameniza os efeitos nocivos dos fumantes?

João Paulo Gava

responde: Não temos conhecimento científico sobre esta questão.

Sérgio Ripardo ( Repórter – Folha News – SP ) pergunta para João Paulo Gava :

A Souza Cruz já tem uma decisão sobre o reajuste dos cigarros nas regiões Sul e Sudeste? Vai continuar com a tabela com descontos?

João Paulo Gava

responde: Sérgio, não temos uma resposta para você no momento, estamos debatendo a campanha de moderação.

Ana Paula Gomes Quintela ( Repórter – DCI – Comércio Indústria & Serviços – SP ) pergunta para João Paulo Gava :

O quanto o mercado ilegal causa de prejuízos às grandes empresas de tabaco? Os cigarros ilegais contêm diversas substâncias não aprovadas. Qual o prejuízo à saúde daqueles que compram os ilegais em função do preço?

João Paulo Gava

responde: A ilegalidade representa hoje um terço do mercado total brasileiro de cigarros. Isto corresponde a uma perda total de arrecadação tributária de R$ 1,4 bilhão. Os cigarros ilegais não passam por nenhum controle fitossanitário.

Lêda Pena Yoshida ( Diretor – Brazilhost – SP ) pergunta para João Paulo Gava :

A Souza Cruz utiliza a internet como veículo para manutenção de suas marcas de cigarro?

João Paulo Gava

responde: Não. A Souza Cruz não faz comunicação de suas marcas na internet, conforme prevê a lei.

Flavia Junqueira ( Editor – Assistente – Infoglobo Comunicação – RJ ) pergunta para João Paulo Gava :

Baseado em que o sr. diz que não há ingredientes nocivos no cigarro? A comunidade científica internacional já catalogou mais de 4.700 substâncias tóxicas na fumaça do cigarro, sendo que 60 são cancerígenas.

João Paulo Gava

responde: Ingredientes são substâncias adicionadas ao fumo durante a fabricação do cigarro. Todos os ingredientes são permitidos pela legislação brasileira de alimentos. Já os constituintes são as substâncias da fumaça e é dito na literatura que são em torno de 4.700, conforme você disse. Estas substâncias são geradas pela combustão do fumo.

Mair Neto ( MEDIADOR ) FALA COM TODOS :

Pessoal Diante do volume de perguntas estenderemos a entrevista por mais 30 minutos.

Leonardo Goy Villar

( Repórter – Valor Econômico – SP ) pergunta para João Paulo Gava :

A divulgação informa quais substâncias são cancerígenas? No mundo, nehuma outrra empresa fez isso antes?

João Paulo Gava

responde: A Souza Cruz é a primeira empresa no mundo a disponibilizar aos consumidores estas informações. Os constituintes divulgados na lista estão estatisticamente associados a riscos, conforme estudos epidemiológicos existentes. Mas não há comprovação de como estas substâncias agem em casos particulares.

Juliana Bublitz ( Repórter – Zero Hora – RS – Sucursal RS – Santa Cruz do Sul ) pergunta para João Paulo Gava :

O presidente da Souza Cruz declarou a seguinte frase: `o que propomos é que fumem com moderação e, se quiserem parar de fumar, que recebam nossa ajuda`. De que forma poderá ocorrer essa `ajuda`?

João Paulo Gava

responde: Na segunda fase da campanha, o Free line (uma linha direta com os consumidores) tornará mais acessível informações sobre como parar de fumar.

Moema Luna ( Editor – Jornal do Commercio – PE ) pergunta para João Paulo Gava :

que órgão atesta a lista de ingredientes?

João Paulo Gava

responde: A Souza Cruz, por determinação da Agência nacional de vigilância sanitária (Anvisa), envia anualmente a lista de ingredientes de suas marcas.

Graziella Valenti ( Editor – Assistente – Agência Estado – SP ) pergunta para João Paulo Gava :

Haverá disponível algum tipo de explicação sobre os ingredientes, como efeitos do consumo, limitações para uso, conseqüências da combinação das substancias? Em quanto tempo a campanha estará plenamente divulgada?

João Paulo Gava

responde: Estas informações já estão disponíveis no nosso site (www.souzacruz.com.br) A primeira fase está entrando no ar e estará implementada em duas ou três semanas. A segunda fase entra no ar nos próximos meses.

Lia Nasser Nasser Marques ( Freelancer – ) pergunta para João Paulo Gava :

Boa Tarde Sr Gava. Gostaria de saber se a campanha tem alguma consultoria médica e se é baseada em pesquisas confiáveis que garanta uma relação entre a diminuição do fumo e riscos .

João Paulo Gava

responde: Não tivemos consultoria médica para a campanha. A relação entre o consumo de cigarros e doenças do ser humano é baseada em estudos epidemiológicos. Estes estudos reportam uma redução do risco relativo em grupos que fumam menos, como pessoas que começam a fumar mais tarde, param de fumar mais cedo ou fumam menos cigarros. Então, não existe um nível de consumo isento de risco e a única forma segura de evitar os riscos associados ao consumo de cigarros é não fumar.

André Vieira ( Repórter – Valor Econômico – SP ) pergunta para João Paulo Gava :

As informações sobre os ingredientes serão colocadas na internet. Mas quanto do público que fuma cigarro da Souza Cruz tem acesso à internet e pode ter acesso à esta informação?

João Paulo Gava

responde: A internet foi escolhidac por ser mais fácil de visualizar as informações, já que não há espaço físico para colocá-las na embalagem. Ademais, dúvidas sobre os ingredientes poderão ser esclarecidas através da nossa central de atendimento ao consumidor (0-8008882223)

Bruno Martins Ondei ( Repórter – Último Segundo – IG – SP ) pergunta para João Paulo Gava :

Gava, o senhor afirma que nenhum dos ingredientes são nocivos, entretanto, estudos afirmam que pelo menos 48 deles são cancerígenos. A própria indústria reconhece pelo menos 9 deles como cancerígenos, segundo matéria publicada na revista Veja. O senhor poderia me explicar isso?

João Paulo Gava

responde: Bruno, os ingredientes são aquelas substâncias que são adicionadas ao fumo na fabricação de cigarros. Todas são aprovadas para uso em alimentos pela legislação brasileira. Os constituintes são as substâncias geradas pela combustão do cigarro e contêm algumas estatisticamente associadas a riscos.

Edmilson Conceição ( Editor – IP & C – SP ) pergunta para João Paulo Gava :

João Paulo, eu me enganei ou vi falar em 34 mil pdvs no BRasil? Só padarias são mais de 50 mil e aparentemente o maior canal de distribuição de cigarros, em volume. É possível de talhar como será a comunicação específica com esse setor, as padarias, se houver? Ou do que é constituída essa comunicação com o pdv em geral?

João Paulo Gava

responde: A Souza Cruz atende diretamente a 200 mil pontos de venda. Para a comunicar a campanha de Free, foram escolhidos 34,5 mil pontos de venda. A divulgação da campanha inclui uma série de canais de distribuição, como padarias, bares, lojas de conveniência. Todos os materiais disponíveis nos pontos de venda estão em consonância com a legislação brasileira em vigor.

Érica Ribeiro* ( Repórter – O Globo – RJ ) pergunta para João Paulo Gava :

De quanto é o consumo total de cigarros no Brasil e qual é a parcela da Souza Cruz?

João Paulo Gava

responde: O mercado total de 2002 foi de 144 bilhões de cigarros, sendo que o mercado ilegal representa um terço do mercado brasileiro de cigarros e já ocupa o segundo lugar em vendas na América Latina. O market share da Souza Cruz atual está em torno de 78% do mercado legal.

Gabriela Guedes ( Redator – About – SP ) pergunta para João Paulo Gava :

Olá João. Gostaria de saber quanto vocês estão investindo na campanha.

João Paulo Gava

responde: Esta informação é confidencial.

Carolina Hungria ( repórter – Advillage – SP ) pergunta para João Paulo Gava :

Gava, como será feita essa comunicação nos pontos de venda? Através de cartazes? Conte para nós algumas das frases que foram criadas pela Ogilvy e que imagens serçao usadas na comunicação.

João Paulo Gava

responde: A comunicação será feita conforme a legislação em vigor, através de posters, painéis e cartazetes nos pontos de venda.

Maurício Buldrini Gil ( – ) pergunta para João Paulo Gava :

Já foi provado em pesquisa que diminuir a quantidade de cigarros não diminui os malefícios que ele causa. Qual a `vantagam` de fumar moderadamente?

João Paulo Gava

responde: Fumar com moderação é diminuir o consumo de cigarro, fumando menos cigarros por dia ou menos dias por semana. Estudos epidemiológicos indicam que fumar menos pode reduzir os riscos inerentes ao consumo de cigarros, porém estes estudos servem somente para analisar grupos da população. Mas há outros fatores individuais que podem influenciar no desenvolvimento de algumas doenças.

José Maria Batista da Silva ( Repórter – Século Diário – ES ) pergunta para João Paulo Gava :

O fumo já faz parte dos cultivares transgênicos? Em caso afirmativo o transgênico já está sendo utilizado nos cigarros brasileiros? E ainda, em caso afirmativo, não seria possivel um trangênico, com sabor de fumo, sem os venenos do fumo e ecologicamente correto? Ou ambas as perguntas não fazem parte de sua área, ou do tema da coletiva? Assim com a que fiz, anteriormente?

João Paulo Gava

responde: Não usamos cultivares transgênicos na produção de fumo.

Mair Neto ( MEDIADOR ) FALA COM TODOS :

Temos mais 12 minutos para o fim da entrevista. Ainda temos muitas perguntas na fila. Pedimos compreensão pelas não respondidas.

Leonardo Fontes de Sales

( Editor – Portal Verdes Mares – CE ) pergunta para João Paulo Gava :

Foi dito sobre as substâncias associadas a efeitos nocivos `são geradas pela combustão do fumo`. Talvez essa seja um outra forma de dizer que os cigarros só fazem mal à saúde quando acesos?

João Paulo Gava responde: Leonardo, é isso mesmo. As substâncias estatisticamente associadas aos riscos são geradas pela combustão do cigarro.

Flavia Junqueira ( Editor – Assistente – Infoglobo Comunicação – RJ ) pergunta para João Paulo Gava :

Gava, mas se a Souza Cruz, como você mesmo disse, pretende ser transparente com seus consumidores, não seria mais correto informar sobre essas substâncias da fumaça, que são as que realmente importam para o fumante e sua decisão de parar ou continuar fumando?

João Paulo Gava responde: Os constituintes da fumaça de cigarro que estão sendo informados são aqueles requeridos pela Anvisa por serem considerados pelos órgãos de saúde pública como os mais importantes para o conhecimento do consumidor.

Ana Paula Gomes Quintela ( Repórter – DCI – Comércio Indústria & Serviços – SP ) pergunta para João Paulo Gava :

Apesar de ser proibida a venda de cigarros a menores de idade, percebemos que a lei não é cumprida. A campanha trará maiores advertências nesse sentido? A empresa tem uma estatística que revela quantos são os fumantes menores de idade?

João Paulo Gava responde: A empresa entende que fumar é uma decisão adulta e, por isso, realiza uma série de ações para impedir o acesso e o consumo de cigarro por menores de 18 anos. Programas como o Varejo Socialmente Responsável e o Cuidar são exemplos de iniciativas neste sentido no campo da responsabilidade social. A empresa não faz pesquisas com menores de 18 anos.

Gabriela Guedes ( Redator – About – SP ) pergunta para João Paulo Gava :

Gostaria de saber quando estréia essa campanha publictária criada pela Ogilvy e quando começa, de fato, a campanha do Free line. A campanha publicitária divulga apenas a marca Free ou tabém as demais marcas do portfólio da Souza Cruz?

João Paulo Gava responde: A campanha está sendo lançada hoje e o Free Line estará sendo lançado nos próximos meses. A campanha é exclusiva da marca Free, mas as informações de moderação, constituintes e ingredientes estarão disponíveis para todos os consumidores da Souza Cruz. A partir de 16 de setembro, a informação sobre a constituição das demais marcas da companhia estará disponivel no nosso site.

Fabiola Cidral ( Repórter – Rádio CBN ) pergunta para João Paulo Gava :

A legislação brasileira determina que as propagandas de bebidas alcóolicas contenham a frase `use com moderação` (ou algo parecido). No caso dos cigarros, o governo deixa claro que fumar provoca uma série de doenças. Indicar o consumo moderado não seria de alguma forma `enganar` o consumidor?

João Paulo Gava responde: Fumar com moderação é diminuir o consumo de cigarros. Não se trata de uma propaganda enganosa, pois estudos reportam a redução de riscos em grupos de pessoas que fumam menos, por exemplo, fumando menos cigarros por dia ou menos dias por semana. Mas a única maneira 100% garantida de evitar riscos é não fumar. Fumar com moderação é uma opçào para aquelas pessoas que, mesmo cientes dos riscos, não desejam parar de fumar.

Maria Júlia Coutinho ( Repórter – TV Cultura – SP ) pergunta para João Paulo Gava :

Boa Tarde,Gava. Insisto na pergunta de Maurício Buldrini Gil: Qual a vantagem de fumar moderadamente?

João Paulo Gava responde: Maria Júlia, veja a resposta dada à Fabíola.

Pâmela Oliveira ( Repórter – Infoglobo Comunicação – RJ ) pergunta para João Paulo Gava :

Boa tarde, o fumante geralmente não sabe a diferença entre os ingredientes e os constituintes. Não seria mais transparente divulgar também a relação dos contituintes e explicar que eles são gerados pela combustão do cigarro? A comunidade científica internacional já catalogou mais de 4.700 substâncias tóxicas na fumaça do cigarro, sendo que 60 são cancerígenas.

João Paulo Gava responde: Esta pergunta já foi respondida anteriormente.

Mair Neto ( MEDIADOR ) fala para todos :

Caros Estamos encerrando a nossa entrevista. Estivemos por uma hora e meia no ar. Agradecemos a participação de todos e enviaremos a transcrição da coletiva ainda hoje por e-mail para os participantes.

João Paulo Gava ( ENTREVISTADO ) FALA COM TODOS :

Agradeço a participação de todos. Espero ter respondido da maneira mais clara possível todas as perguntas. Pedimos desculpas para a perguntas que não puderem ser respondidas em função do tempo limitado.

João Paulo Gava ( ENTREVISTADO ) FALA COM TODOS :

Agradeço a participação de todos. Espero ter respondido da maneira mais clara possível todas as perguntas. Pedimos desculpas para a perguntas que não puderem ser respondidas em função do tempo limitado.

Mair Neto ( MEDIADOR ) fala para todos :

Outras informações estão disponíveis na sala de imprensa da Souza Cruz no portal Comunique-se e no site da Souza Cruz (www.souzacruz.com.br )

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