Dom Cláudio recebe tucanos e elogia democracia com Lula

São Paulo – O cardeal arcebispo de São Paulo dom Cláudio Hummes foi o único a falar sobre política no “encontro religioso” que manteve, nesse sábado, em sua residência oficial, com os candidatos à presidência José Serra (PSDB), ao governo do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), e ao Senado, Romeu Tuma (PFL).

“Como cristãos, nos reunimos para orar. Mas todos aqui fazemos questão de que o processo político seja democrático e livre”, disse o arcebispo. “Que o Brasil (a partir das eleições de amanhã) possa continuar a se inserir neste grande mundo globalizado que está aí, mas que isso seja bem administrado para que possamos ser também beneficiários.”

Dom Cláudio afirmou que o encontro “absolutamente não” teve caráter político. Ele diz ter atendido pedido para o encontro, de caráter estritamente religioso, feito pelo governador Alckmin. “Eles vieram aqui para orar e ter um momento de paz depois de tanto tempo de caminhada”, afirmou ele.

O arcebispo comentou a “relação histórica” que manteve com o candidato petista Luís Inácio Lula da Silva, no período das lutas sindicais pela democratização do Brasil, na década de 80, e afirmou que a possibilidade de Lula chegar à presidência nestas eleições é uma das “grandes provas do avanço da democracia” no País. “A democracia no Brasil cresceu de tal forma, que hoje um homem do povo pode se apresentar como candidato à presidência”, disse o arcebispo.

Voltar ao topo