Destruída plantação de maconha

Recife – O que normalmente é uma ótima notícia para os agricultores, às vezes é péssima para a polícia. O clima quente e a irrigação farta proporcionaram uma safra recorde de maconha no sertão de Pernambuco. A plantação de um milhão de pés foi descoberta esta semana pela Polícia Federal, que em doze dias de operação destruiu quase 400 toneladas da droga.

O comboio de policiais cruzou a caatinga, na região conhecida como Polígono da Maconha. Seria o fim de mais um dia de trabalho, não fosse a surpresa: setenta mil pés da droga numa única área. Em pouco tempo os policiais destroem a plantação e a maconha vira uma imensa fogueira. No dia seguinte, o trabalho recomeça. Um grupo segue por terra, outra parte embarca nas aeronaves. Os policiais trocam tiros com os vigias das lavouras ilegais. Perto das roças, algumas casas, mas os moradores conseguem ser mais rápidos. Fogem antes do desembarque dos agentes. No quintal, plantios que se misturam com outras lavouras.

?Quando a plantação é feita no meio da caatinga, eles colocam as plantas para camuflar?, conta o delegado responsável pela operação, Eder Rommel. A maior parte das plantações fica em serras e encostas. Locais de difícil acesso, mas com água suficiente para irrigação. Isso, somado à chuva que caiu na região e mais a ausência da polícia, que desde junho de 2004 não realizava ações desse tipo, ajudaram a expandir a safra, a maior dos últimos cinco anos.

Quase um milhão de pés de maconha destruídos, cerca de 400 toneladas destruídas em doze dias de operação, mas os policiais reconhecem que ainda há muito o que fazer.

?O trabalho de erradicação da maconha no sertão, necessariamente, será sistemático. Caso contrário, vai ser tomado de novo pelas plantações?, afirma o delegado.

Uma operação conjunta da PF (Polícia Federal) em Naviraí e Polícia Rodoviária Federal de Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, resultou na apreensão de um carregamento de aproximadamente duas toneladas de maconha.

Segundo a PF, a droga estava escondida na carroceria de um caminhão com placas de Manaus (AM). A apreensão ocorreu após uma denúncia. De acordo com as investigações, a maconha teria São Paulo como destino.

Voltar ao topo