Deputado quer relação adequada

Belo Horizonte – O candidato a presidente da Câmara dos Deputados Virgílio Guimarães (MG) afirmou ontem, em Belo Horizonte, que a candidatura, lançada em desafio à bancada do partido na Casa e ao governo, representa uma "possibilidade real de um relacionamento adequado do Executivo com o Legislativo". A afirmação de Guimarães foi feita depois que o candidato oficial da legenda, Luiz Eduardo Greenhalgh (SP), queixou-se do tratamento que deputados recebem de setores da administração federal, o que prejudicaria a candidatura dele.

"Eu tenho facilidade de relacionar com o governo e acho que a minha candidatura representa uma possibilidade real de um relacionamento adequado do Executivo com o Legislativo, de uma governabilidade mais bem resolvida", disse o candidato do PT de Minas Gerais a presidente da Câmara dos Deputados, de João Pessoa, onde cumpriu mais uma etapa da campanha pelos Estados do Nordeste.

Apesar de sustentar que está confiante na vitória, Guimarães prefere não fazer nenhuma estimativa da quantidade de votos que teria arregimentado. "Não trato deputados como número" desconversou.

Na Paraíba, ele visitaria o governador Cássio Cunha Lima (PSDB), que também se encontrou com Greenhalgh. Segundo assessores que acompanham Guimarães, ele segue amanhã (05) para Aracaju e depois viaja a Salvador, onde permanece até a segunda-feira de carnaval ((07). Na capital baiana, Guimarães deverá visitar os camarotes do governador Paulo Souto (PFL) e do prefeito João Henrique (PDT).

O candidato do PT de Minas Gerais a presidente da Câmara disse que, antes de retornar a Brasília, na próxima semana, irá ao Rio e São Paulo, onde deverá se encontrar com o governador Geraldo Alckmin (PSDB). "Meu diálogo com o governador Alckmin já vem de muito tempo. Ele é muito tranqüilo e a minha candidatura tem um relacionamento muito fácil com todos os governadores, inclusive com o governador Alckmin. Isso é uma realidade patente", observou.

Voltar ao topo