Decisão sobre extradição de Cacciola pode sair esta semana, diz ministério

Brasília – A Corte de Apelação do Principado de Mônaco encerrou no início da tarde desta terça-feira (19) a audiência sobre a extradição do ex-banqueiro Salvatore Cacciola para o Brasil. A assessoria do Ministério da Justiça informou que a justiça italiana pode apresentar a decisão – a favor ou contra o pedido brasileiro de extradição – ainda nesta semana.

Depois de adiada quatro vezes, a audiência, segundo a assessoria, correu normalmente ? teve início às 10h (15h na Itália) e foi encerrada por volta das 12h20 (17h20 na Itália). Após as quase três horas de duração, a corte entrou em processo de análise e tem um prazo de até dez dias para apresentar a sentença.

Após o anúncio da decisão pelo tribunal, a sentença ainda precisa ser ratificada pelo príncipe Albert II.

Salvatore Cacciola estava foragido do Brasil desde 2000, após ser condenado a 13 anos de prisão pelos crimes de peculato e gestão fraudulenta no Banco Marka ? que provocou um rombo de mais de R$ 1,5 bilhão aos cofres públicos do país.

Ele chegou a ficar preso por 45 dias, mas conseguiu habeas corpus e fugiu para Itália, onde se encontrava foragido até ser detido, em 15 de setembro do ano passado, em Mônaco pela Interpol.

O Brasil aguarda a decisão e a homologação do processo pela corte italiana. Caso o resultado seja favorável à extradição, o ex-banqueiro deve cumprir o restante da pena no Brasil.

Voltar ao topo