De zero a 100, nota média do Enem é 36,9

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Reynaldo Fernandes, presidente do Inep: números preocupantes.

Se o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fosse uma prova escolar qualquer, os participantes de 2006 estariam reprovados na parte objetiva e passariam com a nota mínima na prova de redação. Na parte objetiva, os alunos que fizeram a prova do ano passado receberam nota média de 36,90 pontos, numa escala de zero a 100. Na parte de redação, a nota média foi de 52,08.

Em relação aos dois últimos anos, a nota do Enem na parte objetiva caiu. Em 2005, eles alcançaram em média 39,41 pontos na parte objetiva, e em 2004, 45,58 pontos. Este ano, a média dos alunos egressos de escolas públicas foi inferior à dos que saíram de escolas particulares. Os de escola pública obtiveram média de 34,94 na prova objetiva e 51,23 na de redação. Os de escolas particulares obtiveram média de 50,57 na parte objetiva e 59,77 na redação.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou recorde de participação em 2006: cerca de 2,7 milhões de estudantes fizeram a prova, de um total de 3,7 milhões de inscritos. O percentual dos inscritos que efetivamente compareceram à prova foi o mais alto desde 1998, quando o exame foi implantado: 74,89% do total. A prova foi realizada no dia 27 de agosto do ano passado.

Fizeram o exame os alunos que concluíram o ensino médio no ano passado e também os egressos, ou seja, os que já haviam concluído o ensino médio em anos anteriores. A prova do Enem é um dos critérios que permitem a estudantes de baixa renda se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas. A nota mínima que deve ser alcançada no Enem para conseguir uma bolsa no ProUni este ano é 45 pontos.

Segundo o MEC, 565 instituições de ensino superior em todo o país, entre as quais 62 públicas, aceitam as notas do Enem como critério para o ingresso num curso de graduação. O Enem foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio em todo o país. A prova não é obrigatória e é aplicada uma vez por ano aos alunos que concluem essa fase da vida escolar. (O MEC também divulgou os resultados do Censo Escolar de 2006. Veja os dados no quadro abaixo.)

Altos e baixos em português e matemática

Sobre o desempenho dos alunos da educação básica. o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) revelou o desempenho dos alunos brasileiros nas duas mais tradicionais disciplinas: português e matemática. Foram avaliados alunos das 4.ª e 8.ª séries do ensino fundamental e da 3.ª do ensino médio, de 1995 a 2005.

Segundo os dados, a média nacional de proficiência em língua portuguesa, das 4.ªs séries, que em 1995 era pontuada em 191,6, considerando o intervalo de dois anos, registrou queda até 2001, voltando a subir apenas em 2003 (173,1). Em 2005 chegou a 175,5. O desempenho da série, no Paraná, teve a mesma dinâmica: era de 200,4 em 1995 e, em queda, voltou a subir em 2003 (175,8), chegando a 183,8 em 2005. O histórico de queda até 2001 e a recuperação em 2003 é verificado também quanto às médias da 4.ª série em matemática. De 180,7 (2003), o desempenho do Brasil subiu para 185,7 (2005). No Paraná, o movimento foi diferente: a queda foi de 1999 até 2003, voltando a subir em 2005, com média de 202,9 – a melhor desde 1995.

Em relação à 8.ª série, a média nacional de português continua em queda (de 256,9, em 1995, a 231,7, em 2005). Já a média paranaense, na disciplina, registra queda desde 1997 (262,4) e chega a 230 em 2005. Na matemática, a média nacional segue a mesma dinâmica de desempenho (queda de 1995 [253,70] a 2005 [239,4]). No Paraná, o movimento das médias de matemática não é linear: caiu apenas em 1999, voltou a subir até 2003 (258,2), mas voltou a cair em 2005, para 245. Considerando os anos de 2003 para 2005, o desempenho da 3.ª série do ensino médio também caiu, tanto na média nacional quanto na paranaense, nas duas disciplinas.

Paraná tem 3º melhor desempenho em redação

Nájia Furlan

Na região Sul, as médias do Enem foram, respectivamente, 38,73 e 55,29, e no Paraná, 38,07 e 53,77.

Considerando as regiões, o melhor desempenho obtido na prova objetiva do Enem 2006 foi o da região Sudeste (38,85). Porém, considerando os estados, a maior média geral, ainda nesta parte da prova, foi do Rio Grande do Sul (39,63). Já na redação, o melhor desempenho foi o da região Sul (55,29), sendo a média mais alta novamente a do Rio Grande dos Sul (57,09). A média do Paraná, na prova objetiva, foi a sexta mais alta; na redação, foi a terceira.

Assim como ocorreu nacionalmente, no Paraná, o desempenho dos alunos de escola particular também foi superior. Enquanto os alunos das escolas públicas obtiveram nota 36,28, os alunos das particulares tiveram média 52,30. Na redação as médias foram, respectivamente, 53,13 e 60,16.

O Inep também disponibilizou os resultados por município. Enquanto o Brasil obteve média total (redação e prova objetiva) de 42,892 e o Paraná, 43,993, Curitiba teve desempenho total médio de 46,853, ou seja, superior. Considerando as escolas particulares, a média total do Brasil foi de 53,026, do Paraná foi 53,713 e a de Curitiba, 53,676. Entre as escolas públicas, as médias totais foram, respectivamente, 39,844 (Brasil), 42,087 (Paraná) e 44,199 (Curitiba). Na capital paranaense, das escolas públicas, a melhor nota foi do antigo Cefet, hoje Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 69,26.

Perfil

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que aplica as provas do Enem, 84,13% dos alunos que participaram do exame em 2006 são solteiros, 88,71% vivem com a família e 82,8% não têm filhos. As mulheres também foram maioria, 62,53% do total de participantes.

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