CPI investiga privatizações de FHC

Brasília – O presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), anunciou ontem que vai instalar, na próxima terça-feira, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a privatização da Eletropaulo e as privatizações do setor elétrico no governo Fernando Henrique Cardoso. A CPI foi criada no ano passado, seus integrantes indicados pelas lideranças, mas até hoje não começou a funcionar.

Severino resolveu instalar a CPI por pressão do PSDB e do PFL, que reagiram à declaração do vice-líder do governo, Beto Albuquerque (PSB-RS), que desafiou a oposição: se querem mesmo investigar, deveriam também apurar as privatizações do governo passado. Foi um recado para o PFL e o PSDB, que defendem a criação de CPI para apurar as denúncias de corrupção na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

"Vamos instalar o mais rápido possível a CPI. Se dentro de mais alguns dias não houver o funcionamento, tomarei as medidas para que seja feita a instalação da CPI", afirmou Severino. "Quero saber se isso (declaração do vice-líder) é uma chantagem ou se é mesmo para valer", afirmou o líder do PFL, deputado Rodrigo Maia. 

Voltar ao topo