Consumidor pagará preço recorde dos grãos, afirma Stephanes

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse nesta terça-feira (4) que "em última análise é o consumidor que vai pagar" os preços recorde da soja e do milho no mercado internacional que devem impactar a cadeia bovina e de frango.

De acordo com o Stephanes, os aumentos em grãos irão se ajustar ao longo da cadeia produtiva, assim como aconteceu nos anos anteriores. "Os produtos sobem de preço e o mercado internacional reage como um todo", disse o ministro, referindo-se mais uma vez ao novo patamar de preços dos produtos básicos (commodities) agrícolas.

Por outro lado, os preços altos evitarão que o governo faça intervenções no mercado por meio de instrumentos de aquisição e/ou escoamento de grãos. O ministro participou hoje da inauguração da nova sede do Centro de Monitoramento por Satélite da Embrapa, em Campinas (SP).

Carne

Stephanes voltou a dizer que o número de propriedades habilitadas para exportar carne à União Européia "com certeza" irá aumentar. "Estamos preparando as novas listas e, à medida que tivermos propriedades em conformidade com as determinações da União Européia (UE), elas entrarão na lista", disse o ministro, sem detalhar quando serão encaminhadas as novas listas.

Stephanes afirmou que o trabalho de inspeção realizado pela missão européia, que avalia a condição das fazendas brasileiras que exportam carne bovina, está "muito bem até agora". Segundo ele, os técnicos que acompanham os auditores da UE nas vistorias são os mesmos que participaram do processo de habilitação das propriedades, realizado em janeiro deste ano.

Voltar ao topo