Comissão da Câmara vai apurar crime contra menor no Pará

Uma comissão externa da Câmara Federal vai visitar o Pará e investigar o crime cometido contra uma menor de 15 anos, ocorrido em Abaetetuba, na região nordeste do Estado, além de outros casos de violência contra a mulher. A adolescente foi deixada em uma cela com 20 homens por cerca de um mês, período em que foi submetida a violência sexual.

A iniciativa de criação da comissão foi da bancada feminina e recebeu apoio de todas as lideranças da Câmara. Em nome da bancada, sua presidente, a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), divulgou nota oficial em que afirma que "o mais aterrador deste crime hediondo, desta infração aos direitos humanos, é que tudo foi feito com a autorização do delegado da cidade, Celso Viana, que chegou a duvidar de que a vítima tivesse sido violentada". A bancada pede "punição exemplar de todos os envolvidos, tenham eles participado ativamente desse crime ou por omissão de seu dever", segundo informação divulgada pelo site da Câmara (www.camara.gov.br) nesta manhã.

Em nome da Comissão de Direitos Humanos, seu presidente, deputado Luiz Couto (PT-PB), declarou em outra nota oficial, que esse foi um dos casos de violação de direitos humanos, perpetrado por agentes do Estado, mais aberrantes de que se tem notícia e que mais chocaram o País. A comissão pede na nota que as autoridades incluam a adolescente no Programa de Proteção à Vítima e Testemunha, já que teria sido ameaçada de morte por policiais.

Voltar ao topo