Chuvas deixam mais de 30 mil desalojados no Rio

O número de desalojados pelas chuvas dos três últimos dias no Rio de Janeiro subiu para 30.036 pessoas, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (19) pela Coordenação da Defesa Civil do Estado. O total de desabrigados também subiu de 173, registrado até a manhã de quinta, para 2.155. Dois municípios decretaram situação de emergência. A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) ressalta que os temporais já afetaram mais de 59.772 mil pessoas em todo Estado. A diferença, de 2.484, contabilizados até a manhã de ontem, para 30.036 é resultado das fortes chuvas que atingiram alguns municípios que ainda não haviam divulgado o balanço das enchentes, como o município de Santo Antônio de Pádua, deixando 400 desabrigados e 20 mil desalojados na cidade.

Outros municípios bastante afetados pelas chuvas são Itaperuna e Laje do Muriaé, em função da precipitação pluviométrica estar acima da média e o solo se encontrar bastante encharcado. O Rio Muriaé, em Laje do Muriaé, está acima do nível normal, deixando 1,5 mil desalojados e 254 desabrigados. Já Itaperuna tem 815 desalojados e 51 desabrigados. As cidades decretaram, ontem, situação de emergência.

Outros municípios onde moradores tiveram que deixar suas casas foram Cardoso Moreira, Natividade, Itaocara, Aperibé, Bom Jesus de Itabapoana, Italva, Porciúncula, Campos dos Goytacazes e Cambuci. Os municípios estão sofrendo com alagamentos, mas não há registro de desabamentos. De acordo com a Coordenação da Defesa Civil, a previsão é que as chuvas continuem em todo Estado e a orientação é para que os moradores evitem as áreas de encosta.