Chuva e ventos causam destruição em Manaus

Uma tempestade que atingiu Manaus na noite de ontem provocou destelhamento, inundação e interrupção de serviços públicos na cidade. O Manauara Shopping, maior da cidade, também sofreu danos e inundação.

A chuva intensa, acompanhada de ventos entre 60 km/h e 75 km/h, iniciou por volta das 21h (23h no horário de Brasília) e seguiu de forma intermitente até ás 6h desta quarta-feira.

Os bombeiros registraram mais de 50 ocorrências. A maioria relativa a destelhamento de casas e queda de árvores. Não há registro de vítimas até o momento.

Os serviços de internet e de telefonia fixa e celular estão prejudicados.
Cerca de 20% da capital –que tem em torno de 1,8 milhão habitantes– ainda estava sem energia na manhã de hoje, segundo a Eletrobras Amazonas Energia.

Postes foram derrubados e árvores caíram sobre a rede, segundo a companhia. As zonas mais afetadas são centro, centro-sul, oeste e sul. Pela manhã, 30 semáforos não funcionaram nas ruas de Manaus.

Ao menos 17 escolas da rede estadual foram destelhadas por causa do vento e por causa da queda de árvores sobre os prédios, segundo a Secretaria de Educação do Amazonas. Ninguém ficou ferido, porque não havia aula em nenhuma delas no momento do temporal. O aeroporto local opera normalmente, segundo a Infraero.