Campanha quer vacinar mais de 14 milhões de idosos este ano

Idosos de todo o país devem procurar os postos de saúde para tomar a vacina contra a gripe entre os dias 26 de abril e 9 de maio. A expectativa do Ministério da Saúde é que na décima edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso sejam imunizadas mais de 14 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade.

O número corresponde a 80% dessa faixa da população. Nos anos anteriores, a meta era chegar a 70% dos idosos. De acordo com a coordenadora nacional de Imunização do ministério, Marília Bulhões, o aumento na meta se deve adesão da população idosa campanha.

A campanha já representou um impacto de diminuição em 32% dos casos de hospitalização e 50% dos casos de mortes por infecções respiratórias, detalhou a coordenadora, na coletiva de apresentação da campanha, em Brasília. Ela disse ainda não ter números absolutos da economia gerada pela redução, mas afirmou que certamente, o custo-benefício é bastante assegurado.

No ano passado, segundo Marília Bulhões, o estado que teve a menor adesão campanha foi o Rio Grande do Sul. Por causa do frio, muitos idosos não tiveram como sair de casa para tomar a vacina. Ao final da campanha, 80% dos idosos no estado haviam sido vacinados, em média. Segundo a coordenadora, em alguns municípios gaúchos, a cobertura foi interior a 70%, o que significa que é preciso reforçar a divulgação da importância da vacinação.

Por isso, a campanha é esclarecedora não só para eles, mas para os familiares, que devem se dispor a ajudar. Temos que deixar claro que a vacina é anual, a do ano passado não vale para este [ano] porque ela é produzida de acordo com os vírus circulantes no país no último ano, ressaltou a coordenadora, acrescentando que ainda falta uma pesquisa qualitativa para identificar os motivos da pouca procura.

Quem está com dengue pode tomar a vacina, a não ser que a doença esteja no estágio mais agudo. Só não devem se imunizar aqueles idosos que têm casos comprovados de alergia a ovo, uma vez que a vacina é produzida no embrião da galinha.

Voltar ao topo