Brasil não está livre de nova epidemia de dengue

O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, alertou ontem para os riscos de uma epidemia de dengue no País neste verão, especialmente em regiões já castigadas pelo mosquito Aedes aegypt em anos anteriores, como o Rio de Janeiro. Segundo ele, testes preliminares realizados no Estado do Rio mostraram índice elevado de infestação. ?Em alguns pontos do estado o percentual é de 2,5% a 7% de infestação (percentual de municípios com presença da larva do mosquito) o que é elevado. Estamos fazendo uma mobilização, mas é preciso que a população colabore?, disse.

Ele alertou que caso as providências do setor público e da população não sejam tomadas, o Brasil poderá repetir epidemia similar a de 2002, que somou quase 1 milhão de casos da doença. Saraiva Felipe, que esteve ontem em inauguração de hospital em Búzios, na região dos Lagos, explicou que o ministério está listando os 170 municípios do País com maior risco de desenvolver a epidemia e a lista será divulgada nas próximas semanas. ?Estamos finalizando o diagnóstico no País inteiro?, adiantou.

O ministro chamou atenção para a realização do Dia D de prevenção da dengue em todo o País, no próximo dia 19. Segundo ele, 80% dos focos da doença são domiciliares e, por isso, o envolvimento da população é fundamental. Ainda segundo o ministro, no Rio há 12.500 agentes mobilizados no combate aos focos da dengue. Além disso, segundo ele, o ministério vai realizar uma campanha de massa na televisão para esclarecer a população sobre como evitar a proliferação das larvas, que se reproduzem em água limpa e parada. ?Até um cinzeiro com água pode ser suficiente para desenvolver as larvas?, disse.

Voltar ao topo