Bolívia assume controle de refinarias da Petrobras

O governo boliviano assumiu nesta terça-feira (26) o controle das refinarias Guillermo Elder Bell e Gualberto Villarroel, que foram compradas da Petrobras pela recém-criada YPFB Refinación SA. O governo também comprometeu-se a ampliar as duas unidades e incrementar sua produção, segundo informou a Agência Boliviana de Informações (ABI) em seu site.

"A criação de uma nova empresa e o controle das duas refinarias significam novos desafios para o governo e para a YPFB, e esses novos desafios têm a ver não somente com a manutenção da trajetória apresentada pelas duas unidades como também com a projeção das refinarias como um marco fundamental de eficiência, rentabilidade, solidariedade e cooperação", disse o ministro de Hidrocarbonetos do país, Carlos Villegas.

O controle das unidades foi realizado em cerimônia solene, que contou com a presença do presidente boliviano, Evo Morales, do vice-presidente, Álvaro García Linera, do ministro Villegas e do presidente da YPFB, Guillermo Aruquipa.

A meta do governo é que a refinaria Guillermo Elder Bell chegue a produzir 50 mil barris de petróleo por dia e a Gualberto Villarroel, 12,5 mil barris. Com a criação do YPFB Refinación SA o governo também assumiu o compromisso de prover ao mercado doméstico todos os derivados de petróleo de forma permanente, informou a ABI.

Voltar ao topo