Bois-bumbás reinam em Parintins

Parintins – Depois de 38 anos, os bois-bumbás rivais Caprichoso e Garantido, que se apresentam no Festival Folclórico de Parintins (AM), vão quebrar a tradição da cidade e entrar juntos pela primeira vez no Bumbódromo. Eles vão prestar homenagem a Luiz Inácio Lula da Silva, primeiro presidente da República a assistir ao espetáculo cultural realizado na ilha de Parintins. No Bumbódromo, arena em forma de cabeça de boi, o Caprichoso, simbolizado pela cor azul, e o Garantido, representado pela cor vermelha, se apresentam durante o Festival. O local foi construído em 1989, nos moldes do Sambódromo do Rio.

A homenagem ao presidente Lula acontece na primeira noite do Festival, hoje. Desde 1965, a cidade é dividida nas duas cores por conta da paixão dos moradores pelos bois Caprichoso e Garantido. Os bois são como se fossem as escolas de samba do Rio. Possuem bateria, cantor oficial, que seria o puxador de samba no carnaval carioca, e galpões, onde são confeccionadas as fantasias e os carros alegóricos. Cada boi é formado, aproximadamente, por três mil integrantes. Como no carnaval, os bois tem que contar pontos em diversos itens para vencer o Festival. Entre eles, beleza, trilha sonora e torcida organizada. O Festival Folclórico de Parintins é realizado, anualmente, de 28 a 30 junho. Os preparativos começam dois meses antes. Nos dias que antecedem à festa, a cidade entra em um clima febril. A atividade nas ruas e nos galpões é intensa. A economia local se transfigura. Durante os três dias de festa, a população de Parintins duplica, passando de 96 mil para 200 mil pessoas.

Este fluxo de gente têm provocado, nos últimos anos, acidentes de trânsito na rua que passa atrás do Bumbódromo. Por isso, uma nova ponte será inaugurada pelo governador Eduardo Braga (PPS), antes da festa. Vai ligar um bairro com 20 mil habitantes ao centro da cidade. De acordo com o secretário de Obras de Parintins, Frank Garcia, todos os anos são realizadas novas obras na cidade para o Festival. Este ano, foram liberados R$ 23 milhões para infra-estrutura, entre verbas do governo estadual e municipal. Foram realizadas obras no canteiro central das ruas, recuperação de meios-fios, calçadas e asfalto. O governo federal, por meio dos ministérios de Minas e Energia e de Turismo, destinou R$ 2,2 milhões para a implementação de rede elétrica para a festa.

Voltar ao topo