Bando assalta convento de frades franciscanos no Rio

Rio (AE) – Oito homens armados com pistola e facas assaltaram os frades que vivem no convento atrás da Igreja São Sebastião dos Capuchinhos, na Tijuca, zona norte do Rio, onde estão os restos mortais de Estácio de Sá, fundador do Rio de Janeiro, e o marco de fundação da cidade. Violentos, eles arrombaram os quartos de sete dos 10 frades. Um deles, frei Amilton Salles, de 43 anos, pulou da janela do terceiro andar, caiu sobre vasos numa varanda no segundo andar, fraturou a perna esquerda e o braço direito.

O assalto ocorreu entre 1h15 e 1h30 de ontem. Os criminosos roubaram R$ 1.000 em dinheiro dos frades e de donativos dos fiéis, cheques nominais à igreja, dois aparelhos de DVD, um rádio e uma tevê da guarita de vigilância. Dois homens pularam os portões de ferro da Rua Haddock Lobo, onde a iluminação pública está queimada desde a semana passada. Eles renderam o vigia, amarrado e deixado na sacristia, e chamaram os comparsas.

O primeiro quarto a ser invadido foi o do frei Vidal André Ronconi, de 82 anos, que vive ali há 48. ?Eles viram um velhinho de 82 anos, pesando 50 quilos, e me respeitaram. Levaram só umas camisas de malha. Deixaram até minha aliança de ouro, que ganhei ao completar 50 anos como sacerdote?, contou frei Vidal. ?Eu sempre esperei por isso. Vivemos numa cidade completamente insegura, estamos entregues ao nada, não temos nenhum governo?, afirmou.

Para os frades, os criminosos tinham conhecimento sobre o funcionamento do convento, pois se dirigiram para os quartos ocupados. Um dos frades acredita ter reconhecido um assaltante como funcionário de uma firma de informática que prestou serviço ali, há dois anos. O caso está sendo investigado pela delegacia da Praça da Bandeira.

Voltar ao topo