Autoescolas terão aulas com simulador de direção em 2013

A partir do próximo ano, as autoescolas serão obrigadas a dar aulas também em simuladores de direção. A medida será regulamentada na próxima reunião do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), marcada para o dia 31 de outubro. A ideia é utilizar tecnologias de realidade virtual para o aprimoramento do processo de formação de motoristas.

O equipamento será apresentado hoje pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e pelo ex-piloto Emerson Fittipaldi, no Salão do Automóvel de São Paulo. Os visitantes da mostra poderão experimentar a novidade.

Segundo o Ministério das Cidades, estudos feitos pelo governo norte-americano comprovaram que o uso do simulador de direção de carro pode reduzir pela metade o número de acidentes, nos 24 primeiros meses após a retirada da habilitação.

O equipamento ainda desenvolve as habilidades sensoriais e motoras do motorista, assim como os conhecimentos teóricos das regras de trânsito e o autocontrole emocional. Além disso, permitirá ao futuro motorista treinar os controles do veículo e, se colocar em situações similares as que ocorrem em vias públicas, antes das aulas práticas de volante.

O Denatran (Departamento Nacional de Transito), órgão do Ministério das Cidades, solicitou à UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em 2009, a elaboração de estudos a respeito do uso simulador de direção para complementar a formação dos condutores. Os pesquisadores concluíram que o equipamento treinará os motoristas fora das vias públicas o que garantirá a sua integridade física e a do instrutor.

Nas autoescolas, a instalação do equipamento deverá estar em sala exclusiva com área mínima de 15 m2 e equipada com meios de apoio ao instrutor, como assentos, mesa e monitor para a supervisão.

Os simuladores de direção são usados atualmente, em estudos e pesquisas sobre o comportamento do condutor, para desenvolvimento de novos veículos, treinamento de motoristas, aperfeiçoamento de motoristas profissionais e entretenimento.