Atacarejo na gringa?

Atacadão em Paris? Maior atacadista do Brasil tenta abrir primeira loja no exterior

Fachada do Atacadão,que abre 1000 vagas de emprego na segunda-feira. Foto: Divulgação
Fachada do Atacadão. Foto: Divulgação

O grupo Carrefour desistiu de abrir a primeira loja da marca brasileira Atacadão na Grande Paris após o prefeito de um pequeno município criar um abaixo-assinado contra a instalação do mercado e chamar a ideia de “desastrosa”.

LEIA MAIS – Imposto de Renda 2023: Veja sete vantagens de entregar cedo

O caso aconteceu em Sevran, uma cidade de pouco mais de 50 mil habitantes, que fica a 18 km do centro da capital francesa, e mobilizou a população da região nas últimas semanas. Ali, uma loja do Carrefour seria substituída por uma do Atacadão.

A ideia de levar a marca brasileira à Europa foi uma das metas apresentadas pelo CEO mundial do grupo, Alexandre Bompard, para o ano de 2023. Agora, após a reação negativa de Sevran, a busca pelo local do primeiro Atacadão continua.

Maior atacarejo do Brasil

Maior atacarejo do país em número de lojas, a rede fechou 2022 com 374 unidades no Brasil, um incremento de 50% em relação a 2021, quando tinha 250 endereços. Estima-se que a marca, comprada pelo Carrefour por US$ 1,1 bilhão em 2007, já responda por cerca de 70% do faturamento do grupo no Brasil.

VIU ESSA? Supermercado de Curitiba faz seleção para vagas de emprego na CIC

Daí a ideia de levar um tipo de mercado focado na população de baixo poder aquisitivo para uma Europa que, nos últimos anos, tem sofrido com a inflação e o aumento substancial do custo de vida –situação exacerbada com a Guerra da Ucrânia. No Atacadão, compra-se alimentos em maiores quantidades e com grandes descontos.

“Solução para a crise”

O CEO do Carrefour já havia anunciado à imprensa francesa a novidade. Em novembro, ele havia dito que o mercado abriria já para a “volta às aulas 2023”, descrevendo a inauguração como “uma aposta”, mas “provavelmente a melhor solução para a crise”.

LEIA AINDA – Jornalista assume posto de superintendente da PRF no Paraná

No final de janeiro, Bompard voltou a falar à imprensa, dizendo que a marca, que tem o formato mais agressivo de descontos do grupo, “funciona muito bem no Brasil”. E forneceu detalhes: “No Atacadão, não vamos ultrapassar 10 mil produtos, contra até 60 mil nos hipermercados, e proporemos preços muito baixos”.

Essa foi uma das razões que irritou o prefeito de Sevran, Stéphane Blanchet, que não queria ver sua cidade transformada em um corredor de compras para a região. No início de janeiro, o Carrefour havia informado à prefeitura de Sevran a decisão de abrir o Atacadão ali.

A reação foi imediata. Em 16 de janeiro, ele enviou uma carta ao CEO, chamando a escolha de “desastrosa”.

Dias depois, em um comunicado oficial, o prefeito escreveu estar “totalmente mobilizado ao lado de funcionários, de sindicatos e de todos os atores do território para prevenir este projeto de baixo custo, que degrada a oferta comercial de Sevran e ameaça o projeto de cidade sustentável, ecológico e solidário pelo qual trabalhamos arduamente há vários anos”.

“Não ao Atacadão”

Como nada aconteceu em fevereiro, em 2 de março o prefeito resolveu dobrar a aposta e lançou o abaixo-assinado “Não ao Atacadão”. Além disso, durante a semana passada, a prefeitura promoveu discussões nas escolas da cidade e, no sábado (11), uma manifestação na frente do Carrefour de Sevran.

Horas depois, o grupo anunciou a desistência do negócio. “Ainda estamos em fase de estudo de diferentes locais para a abertura da primeira loja Atacadão na França, de acordo com o cronograma que estabelecemos. Não há condições para que isso aconteça em Sevran”, disse um porta-voz do Carrefour à agência de notícias Associated Press.

A Folha ligou para a prefeitura de Sevran, mas Stéphane Blanchet preferiu não dar entrevista. O grupo Carrefour também não indicou um executivo que pudesse responder à reportagem.

“Nossa mobilização fez o grupo Carrefour se dobrar. A lógica do Atacadão do ‘sempre mais’ em detrimento da qualidade de vida, do emprego, da economia local, deve ser demolida”, comemorou, nesta segunda (13), a deputada Clémentine Autain.

E foi além: “Não o queremos em Sevran nem em qualquer outro lugar”. A julgar pela reação negativa, as dores de cabeça do CEO Alxandre Bompard estão apenas começando.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.