Após 12 anos, Embraer vende para empresa brasileira

A Embraer fechou um contrato com a BRA Transportes Aéreos para a venda de 20 jatos modelo 195. O acordo prevê ainda mais 20 opções do modelo. O valor do negócio, referido a preços de tabela, é de US$ 730 milhões (não incluídos equipamentos opcionais encomendados pela BRA) e pode atingir US$ 1,46 bilhão, caso todas as opções sejam confirmadas.

A Embraer explica que os novos E-Jets 195 da BRA serão configurados com 118 assentos em classe única e o início das entregas está previsto para o segundo semestre de 2008. A BRA será a primeira empresa aérea brasileira a operar no Brasil o modelo 195 da Embraer. Há 12 anos uma empresa do País não comprava aviões da Embraer. O último contrato foi fechado pela Rio Sul em 1995.

Em nota o presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado, destaca que o 195 pode voar até 4.077 quilômetros (2.200 milhas náuticas) sem escalas, o que permitirá à BRA operá-lo nas principais rotas domésticas, bem como atender a vários destinos na América do Sul.

Segundo a fabricante brasileira, a decisão de compra foi confirmada pela BRA em dezembro de 2006, após o ingresso do novo investidor na companhia, o Fundo Brazil Air Partners (BAP), integrado pelo Bank of America, Darby, Development Capital, Gavea Investment Fund, Goldman Sachs & Co., HBK Investment e Millennium Americas.

O objetivo da BRA é, com base na plataforma de seus novos E-Jets tornar-se a terceira maior empresa aérea do Brasil. De acordo com o presidente da empresa, Humberto Folegatti, a BRA está investindo na expansão da frota para atender ao crescente aumento da demanda.

Voltar ao topo