Ano-novo teve movimento 40% superior ao Natal

Foto: Agência Brasil
O ano-novo teve um aumento
de  40
% de  passageiros em relação ao natal.

São Paulo (AE) – Levantamento realizado pela Anac e divulgado ontem mostra que o volume de passageiros embarcados em vôos nacionais e internacionais no fim de semana do ano-novo, de 29 a 31 de dezembro de 2006, foi 40% superior ao período do Natal, de 23 a 25 de dezembro. De acordo com a Anac, foram transportados 410.447 mil passageiros, contra 293.525 mil no Natal. Segundo a agência reguladora, no período do ano-novo foi registrada queda de mais de 50% na média de vôos atrasados e cancelados em relação ao período do Natal. A média de atrasos no Natal foi de 33,9% e de cancelamentos foi de 11,7%.

A Anac declarou ainda ter registrado 1.684 mil reclamações nos aeroportos do País, no período do Natal. Desse total, 1.526 mil referiam-se a atrasos de vôos e outros 158 motivos foram relacionados à prática de overbooking, cancelamentos, danificação e extravio de bagagem e mau atendimento. O número total de reclamações caiu para 83 durante o feriado do réveillon.

Nestes dois períodos de feriado prolongado, 703.972 mil passageiros circularam pelos aeroportos do país em vôos domésticos e internacionais. Os dados têm como base informações coletadas junto às maiores companhias aéreas nacionais: TAM, Gol, Varig, BRA e OceanAir.

TAM será submetida a ampla auditoria

Brasília (AE) – O presidente da Anac, Milton Zuanazzi, informou ontem que a agência vai realizar uma auditoria na TAM por 30 dias. Antes disso, a companhia, apontada como a principal desencadeadora do colapso nos aeroportos na semana do Natal, receberá a recomendação para reforçar em 20% seu quadro de pessoal em Congonhas, Guarulhos, Brasília e Galeão, além de um aumento de 25% do efetivo das equipes de coordenação de vôo para o gerenciamento da malha aérea.

Dados coletados pela Anac, junto à TAM, também mostram que a empresa, entre os dias 18 e 25 de dezembro, operou 4.842 vôos domésticos dos quais 125 (2,6%) do total apresentaram um nível de reservas acima da capacidade (overbooking).

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