17 mil frangos sacrificados no Mato Grosso do Sul

Campo Grande – Dezessete mil frangos foram sacrificados numa granja do Mato Grosso do Sul, depois do aparecimento, na semana passada, de uma doença respiratória grave. Amostras foram enviadas à Unicamp, em São Paulo, para se descobrir a causa, e os resultados são aguardados para sexta-feira. Segundo a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), as hipóteses para a causa variam entre 15 a 17 tipos diferentes de doenças respiratórias – mas não se cogita que se trate do vírus de gripe que vem causando alarme na Ásia.

Num comunicado do próprio Iagro, a gerente de Defesa Sanitária Animal da agência, Gladys Espíndola Raquel, disse que ?várias doenças têm sintomas parecidos, e por isso não podemos precisar qual delas se manifestou?.

E continua: ?Teremos o laudo ainda esta semana, mas mesmo assim tomamos todas as medidas cautelares necessárias?, disse.

Numa nota oficial conjunta com o Ministério da Saúde, e Secretaria de Estado de Produção e Turismo, o Iagro sustentou que as medidas são rotineiras e refutou que se trate de ?uma doença erradicada no Brasil? – uma possível referência a rumores sobre a doença de New Castle, que afeta o sistema nervoso das aves.

Mas as medidas de prevenção são amplas. Uma fonte do Iagro contou que, na semana passada, a Granja Nossa Senhora Aparecida, em Jaraguari, procurou a agência para relatar a morte de uma centena de aves. Após visitar o local e verificar que a doença matava as animais rapidamente, técnicos optaram por sacrificar os 17 mil animais da granja e interditar 107 propriedades da região. Barreiras fiscais foram estabelecidas, para evitar a entrada ou a saída de frangos vivos ou abatidos, ovos ou ração de Jaraguari. Veículos que passam pelas estradas da região estão sendo desinfetados.

As suspeitas dos técnicos é que a doença tenha sido introduzida por frangos de criações domésticas ou aves migratórias.

O episódio pode ter impacto negativo sobre o mercado de aves no Brasil. Segundo o Iagro, o sistema de produção de frangos de corte no estado ?aloja aproximadamente 21 milhões de aves? e foram abatidos mais de 117 milhões no ano passado.

Doenças respiratórias são comuns em aves, inclusive a gripe. Na Ásia, um vírus especialmente letal da gripe – o H5N1, que adquiriu a capacidade de infectar seres humanos – disseminou-se em granjas de vários países desde o final de 2003 e matou dezenas de pessoas. A Organização Mundial de Saúde teme que o H5N1 cause uma pandemia devastadora.

Voltar ao topo